Beatriz Reis, Fernanda Bande (Reprodução/Instagram)

Beatriz Reis, Fernanda Bande (Reprodução/Instagram)

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Globo ‘devora’ maior parte do cachê de publis de ex-BBBs, diz jornalista; saiba os detalhes do contrato

As regras sobre faturamentos estariam bem mais restritas do que nos anos anteriores

As reclamações dos ex-brothers e ex-sisters do BBB24 (Globo) sobre a as dificuldades financeiras e a falta de oportunidades no mercado publicitário parecem voltar sempre para o mesmo lugar: o novo acordo da Globo para ex-participantes do programa.

Depois do jornalista Lucas Pasin, do UOL, explicar sobre o “Efeito Juliette” e como o sucesso pós-reality da vencedora do BBB21 (Globo) mudou as regras para edições posteriores, o colunista Gabriel Perline, do IG, revelou detalhes do contrato dos participantes do BBB24 e como a Globo, além de dificultar o fechamento de publis, ainda abocanha a maior parte do cachê dos ex-brothers.

Segundo o jornalista, a emissora endureceu drasticamente os acordos assinados e estipulou uma série de regras e limitações que impedem ou dificultam o faturamento extra justamente quando os brothers ainda estão com o nome em alta.

O colunista teve acesso ao contrato assinado pelos participantes antes de entrarem no BBB24, o qual já proíbe os participantes de fazer qualquer tipo de publicidade que não seja para as marcas que patrocinaram o reality show neste ano. Só isso já limita bastante as possibilidades, já que foram 25 empresas que investiram no programa.

“Após a saída do Participante do Programa o mesmo ficará impedido de realizar ações comerciais que não sejam dos patrocinadores/parceiros comerciais do Programa e decorrentes de contratos que não sejam celebrados por intermédio da Globo, durante a vigência deste Contrato”, determina o documento.

E caso venham a fazer propaganda para estas marcas específicas, o participante recebe apenas R$ 15 mil. Esta é a quantia que Fernanda Bande ganhou neste fim de semana ao participar de uma festa promovida pela Amstel, em São Paulo, na qual ela produziu conteúdos da cervejaria para suas redes sociais. E também a quantia que Beatriz Reis recebeu em sua propaganda do iFood, mas com um valor adicional não revelado pela propaganda ter sido exibida na TV, na final do BBB24.

“Ação comercial realizada pelo Participante para as redes sociais do Participante: R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por até 05 (cinco) entregas digitais, de qualquer natureza. Esta entrega digital contempla Collab e poderá ser repostado nas redes sociais da Globo e/ou de parceiros comerciais Globo, sem custo adicional. O mesmo conteúdo em Collab entre diferentes perfis conta como 01 (uma) ativação apenas. As réplicas e reposts dos mesmos conteúdos para outras redes sociais estão liberadas sem custo adicional. Todo conteúdo comercial poderá ser repostado nas redes sociais da Globo, com impulsionamento, ou dos parceiros comerciais Globo, sem impulsionamento”, diz o contrato.

A quantia pode parecer muito para quem recebia bem menos antes do BBB, mas o tamanho dos perfis de Bia e Fernanda, com respectivamente, 5,3 milhões e 2,6 milhões de seguidores no Instagram e engajamentos altíssimos poderia garantir um cachê de a partir de R$ 40 mil, segundo fontes da coluna de Gabriel Perline. Ainda mais pelo fato de ambas estarem em alta na mídia e seguirem com ampla exposição na TV.

Segundo o jornalista, a Globo estipula o valor que entende como adequado para as ações, também considerando a popularidade dos seus ex-confinados, mas se reserva o direito de não revelar o valor negociado com os anunciantes e não paga um centavo a mais do que está estipulado em contrato para os novos influencers. Todo o “extra” fica com a emissora.

Estas regras são novas, o que explica o fato de participantes das edições anteriores conseguirem oportunidades mais facilmente, pois podiam fechar parcerias com diversos perfis de empresas. Nos contratos antigos, a Globo limitava a regra de que o ex-BBB não poderia fazer publis de empresas concorrentes às patrocinadoras do reality durante a vigência do contrato.

Ainda assim, muitos conseguiam fazer publis para empresas de cursos, viagens, clínicas de estéticas, jogos online, vestuário, plataformas de investimento de dinheiro, entre outros ramos de atuação, o que não é mais permitido. Alguns ex-BBBs desta edição tiveram até mesmo que deletar de seus perfis as postagens de permutas que fizeram com clínicas após passarem por procedimentos estéticos.

As reclamações dos participantes do BBB24 sobre falta de dinheiro incitou uma onda de críticas e deboches por parte de ex-BBBs de temporadas anteriores e de outros influencers. Porém o que se sabe é que a Globo tornou o pós-reality dos participantes muito mais difícil e complexo neste ano, controlando absolutamente tudo que diz respeito às suas vidas comerciais. E isso não ocorreu nos anos anteriores.

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