Ebrahim Raisi (Foto: Divulgação)

Ebrahim Raisi (Foto: Divulgação)

Glow News

Veja novo vídeo do presidente do Irã antes de morrer em queda de helicóptero

Ebrahim Raisi morreu após queda de um helicóptero neste domingo, 19

A morte de Ebrahim Raisi foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira, 20. O presidente do Irã morreu em decorrência da queda de um helicóptero neste domingo, 19, causada por condições climáticas adversas. Um novo vídeo dele antes da queda foi divulgado pela TV estatal do país.

O presidente iraniano voltava de uma viagem oficial feita ao Azerbaijão para a inauguração de uma barragem junto ao presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. Raisi foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025. Ele era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor. De acordo com o blog da Sandra Cohen, sua morte deve promover uma grande disputa pelo cargo.

De acordo com a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu em uma região montanhosa do país por causa das más condições climáticas durante um voo que transportava Ebrahim Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão. A queda da aeronave aconteceu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana. Além do presidente, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian.

A aeronave também transportava Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental. Além de Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. As mortes dos dois não foram confirmadas, mas a imprensa oficial informou não haver sinal de sobreviventes no local da queda.

O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, declarou que dois dos membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave. Um oficial iraniano afirmou à Reuters que ‘estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes’.

Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei aconselhou a população a não se preocupar, assegurando que’a gestão do Estado do Irã não será afetada’ devido ao acidente. De acordo com a agência IRNA, o gabinete do Irã convocou uma sessão emergencial neste domingo para gerenciar as consequências do ocorrido. A reunião foi liderada pelo vice-presidente Mohammad Mokhber e visou mobilizar todas as capacidades governamentais para localizar o helicóptero de Raisi e sua comitiva.

A queda do helicóptero aconteceu por volta das 13h (no horário local, 6h no de Brasília), mas a aeronave só foi encontrada cerca de 12 horas depois. Além das dificuldades de acesso ao local, o tempo ruim dificultava os trabalhos de resgate. O helicóptero só foi avistado por volta de 12 horas depois, na madrugada desta segunda-feira, por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, depois de um drone enviado pela Turquia com sensores de calor identificar o local da queda.

O ministro do Interior iraniano informou inicialmente que o helicóptero que levava o presidente teria feito um pouso forçado. Mais tarde, a imprensa oficial informou que a aeronave sofreu um acidente em decorrência das más condições climáticas.

Veja o vídeo do presidente horas antes do acidente:

Globo teria se arrependido de documentário sobre a vida de Davi Brito, segundo página