Com o enredo que homenageou a cobra sagrada dos africanos de Benin e mostrou a força da mulher negra, a escola de samba Unidos do Viradouro venceu o Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. Este é o terceiro título da escola, que ficou em segundo lugar no ano passado por conta de um décimo, perdendo o título para a Imperatriz Leopoldinense. Dessa vez, a Imperatriz Leopoldinense ficou em segundo lugar e a Grande Rio ficou com o terceiro. 

Quatro escolas chegaram a apresentar um recurso contra a Unidos do Viradouro. Elas alegam que a agremiação de Niterói ultrapassou o limite de 15 componentes ao se apresentar na comissão de frente. Caso comprovado, a medida descumpre o artigo 26, inciso 9, das obrigatoriedades, o que pode implicar na perda de meio ponto. O recurso foi aceito e será analisado. No entanto, caso for comprovado que houve descumprimento por parte da Viradouro, o título segue sendo da escola, já que a diferença da campeã para a vice é de 0,7, e a penalidade tira 0,5 pontos.

A escola rebaixada para a Série Ouro foi a Porto da Pedra, que estava de volta para o Grupo Especial após 12 anos. No desfile, um dos carros alegóricos atropelou uma mulher, o que acarretou em um grande buraco na avenida.