Após viralizar nas redes sociais no final de 2023 como vendedor ambulante de cerveja em Copacabana, Daniel Erthal viu sua vida mudar drasticamente. O ator acabou tendo algumas oportunidades e recebendo propostas de parceria. Ele revelou que, com alguns trabalhos que surgiram e com o valor que recebeu por uma reprise de uma novela na Record, conseguiu juntar R$ 100 mil para investir na criação de seu próprio bar, o “Ilha da Sede“, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A decisão surgiu após dificuldades enfrentadas para obter autorização da prefeitura para vender bebidas como ambulante.
Porém, a transição para o empreendimento parece ter enfrentado alguns percalços. A arquiteta Izabela Melo, que era responsável pelo projeto de reforma do imóvel, foi às redes sociais nesta segunda-feira, dia 3, e revelou uma mudança de planos sobre a obra, comunicando sua saída do projeto. Segundo Izabela, o planejamento inicial do bar não foi concluído como o esperado devido à pressa de Daniel em abrir as portas o quanto antes.
“O projeto foi completamente sonhado por mim e por ele. Eu desenhei, ele amou, ele sonhou. Mas ele precisava abrir o bar rapidamente. Ele tinha pressa, porque as contas chegam. Infelizmente, com essa urgência, o resultado não ficou como imaginávamos”, relatou a arquiteta.
Izabela explicou que o projeto era amplamente patrocinado, mas que as mudanças de rumo fizeram com que algumas dessas parcerias fossem desfeitas. “O ser humano é visual, e havia muita mídia em cima do bar. Então, quando ele abriu de uma forma diferente do planejado, muitas pessoas ficaram decepcionadas. Não por má vontade, mas porque não correspondia à expectativa criada.”
A situação abre um debate polêmico sobre os desafios de empreender no Brasil. De um lado, Daniel precisou se adaptar às circunstâncias e tomar decisões rápidas para manter sua fonte de renda e viabilizar o projeto. De outro, Izabela e outros envolvidos alertam para a importância de planejamento e paciência na execução de um negócio, principalmente quando há um alto nível de expectativa.
Falei com exclusividade com a arquiteta, que disse que retomar novamente as obras para poder executar o projeto inicial se tornou inviável. A profissional não escondeu sua chateação. “Foram três meses trabalhando gratuitamente para ele jogar tudo para o alto”, desabafou Izabela.
O próprio Daniel ainda não comentou diretamente sobre as críticas ao resultado do bar, que vêm sendo feitas nas redes sociais, mas segue promovendo o espaço e focado em vender suas cervejas agora de forma regularizada. Tentei contato com o ator, mas até o fechamento da nota não tive retorno.
Se o “Ilha da Sede” conseguirá se consolidar no mercado e atrair o público esperado, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: a trajetória de Daniel Erthal, da rua para o seu próprio empreendimento, com certeza rendeu um aprendizado valioso e mostrou o tamanho da sua garra. Que Izabela continue tendo boas oportunidades para mostrar seu belíssimo trabalho e talento. Para quem tiver interesse, no fim desta publicação, anexei dois vídeos: um que mostra o projeto feito pela arquiteta e outro com imagens recentes do bar em funcionamento.
Uma noite memorável
Beyoncé ganhou o prêmio máximo no Grammy Awards neste domingo, dia 2, levando o Álbum do Ano pela primeira vez em sua carreira com seu disco country Cowboy Carter. A cantora triunfou sobre Taylor Swift e Billie Eilish. A artista levou três troféus na premiação e agora é dona de 35 prêmios no Grammy — um marco histórico. A nova turnê de Bey percorrerá América Latina, Europa e América do Norte, mas sem apresentações no Brasil, o que frustrou milhares de fãs.
E o dindim?
Porém, quando o assunto é fortuna, um detalhe começou a ser levantado nas redes sociais. De acordo com a Forbes, apesar de ser frequentemente associada ao status de bilionária, Beyoncé ainda não integra oficialmente esse seleto grupo. Seu patrimônio líquido é estimado em US$ 800 milhões em 2025.
Como assim?
Pois é… Como Beyoncé é bem reservada em relação às suas finanças, isso também dificulta o trabalho de estimativa de patrimônio por especialistas. Vale destacar que sua última turnê, a Renaissance World TouR (2023), arrecadou US$ 579 milhões, tornando-se uma das mais bem-sucedidas da história da música. Além da venda de ingressos, os shows geram receitas por meio de merchandising e direitos de transmissão. Outra curiosidade é que o catálogo musical da artista é avaliado em US$ 300 milhões. Será que Queen B tá escondendo o ouro?
Na onda das fragrâncias
O Boticário anunciou Gabriel Medina como embaixador de Clash, sua nova linha de perfumaria masculina, que chega ao mercado em março. Com o conceito “da pressão nasce a força”, a marca propõe uma nova visão sobre o sucesso masculino, destacando a capacidade de superar desafios. O surfista, que se recupera de uma cirurgia para reconstrução do tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo, após uma lesão sofrida durante um treino em Maresias (SP), representa bem essa narrativa. Fora da Liga Mundial de Surfe (WSL) por conta da recuperação, Medina fez sua primeira aparição pública na campanha da marca. O lançamento da marca acontece em um mercado aquecido: segundo o Euromonitor, o setor de perfumaria no Brasil movimenta R$ 33,8 bilhões por ano, com 78% da população adepta do uso de fragrâncias. Os brasileiros amam andar cheirosos!
Até amanhã!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram