Para quem não sabe, existe uma doença, chamada prosopometamorfopsia (PMO, na sigla em inglês), mais conhecida como a Síndrome da face demoníaca. As informações são do jornal O Globo.
A condição rara altera a percepção visual, fazendo com que a pessoa portadora veja a aparência facial distorcida, incluindo forma, tamanho, textura ou cor.
Os indivíduos veem os outros com a boca esticada, orelhas pontiagudas apontadas para cima, os olhos puxados e as narinas dilatadas. De acordo com o caminhoneiro Victor Sharrah, uma das 100 pessoas relatadas no mundo que tem essa condição, disse que as imagens são “grotescas” e a aparência “perturbadora”.
No entanto, os diagnosticados com a doença não têm nenhuma alteração na visão ao olhar para objetos, como casas ou carros. A distorção acontece apenas quando encontra ou enxerga as pessoas pessoalmente.
Os pesquisadores apontam que as mudanças na percepção visual do paciente não foram acompanhadas por crenças delirantes sobre as identidades das pessoas que encontrou.
Causa da ‘Síndrome da face demoníaca’
Especialistas acreditam que a síndrome decorre de uma disfunção na rede cerebral responsável pelo processamento facial. Alguns casos de PMO foram “associados a traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, epilepsia ou enxaquecas, enquanto outros apresentam a condição sem alterações estruturais evidentes em seus cérebros”.