O ator Silvero Pereira, de 42 anos, recebeu a missão de dar vida a Francisco de Assis Pereira, responsável pelo ataque a 21 mulheres e o assassinato de 10 delas, em ‘Maníaco do Parque’, longa do Prime Video que conta a história do serial killer que marcou o país nos anos 1990. Em 1998, Francisco foi condenado a mais de 200 anos de prisão por matar oito mulheres e violentar outras nove.
+BBB25: veja as duplas famosas cotadas para a edição especial “Laços” do reality show da Globo
Em entrevista exclusiva ao site IstoÉ Gente, Silvero fala sobre o convite que recebeu do produtor Marcelo Braga, a preparação artística para interpretar o criminoso e como esse tema continua atual e é importante para a sociedade, dada a crescente violência contra a mulher.
Com roteiro de L.G. Bayão (Aumenta que é Rock’n’roll) e direção de Maurício Eça (A Menina que Matou os Pais), Maníaco do Parque estreia em 18 de outubro no Prime Video. Assista ao trailer oficial do filme abaixo!
ENTREVISTA
ISTOÉ GENTE: Como foi receber o convite para interpretar o Maníaco do Parque?
Silvero Pereira: Fiquei muito surpreso. Eu não esperava que o convite fosse justamente para viver o Francisco de Assis. Imaginei que seria para outro personagem, um repórter, talvez. Me senti desafiado a encarar um personagem real, com tantas camadas, e isso foi o que mais me causou interesse em fazer o trabalho.
ISTOÉ GENTE: Conta sobre o seu laboratório para atuar no filme. Você quis contato com o assassino em série? Se não, acha que isso poderia ter influenciado algo na sua atuação no filme?
Silvero Pereira: Tive uma equipe muito dedicada durante dois meses de preparação e ensaios, além de muito material em vídeo e áudios exclusivos que me permitiram construir o personagem. Nem eu nem a equipe achamos necessário conhecer pessoalmente o Francisco, e não acho que isso tenha prejudicado o filme. Na história do cinema, temos excelentes filmes com personagens de pessoas que já morreram. Então, não acredito que isso tenha interferido ou prejudicado em nada a minha atuação.
ISTOÉ GENTE: Qual foi a parte que você sentiu mais dificuldade em dar vida ao Maníaco?
Silvero Pereira: Por ser um True Crime, o mais difícil foi estudar os maneirismos, o sotaque e os comportamentos de Francisco nas entrevistas, a fim de reproduzi-los em cena.
ISTOÉ GENTE: Acredita que esse papel foi um dos marcos da sua carreira até agora?
Silvero Pereira: Sim, sem dúvidas! Tenho realizado trabalhos muito significativos no audiovisual (TV, cinema e streaming), e isso tem me deixado muito realizado. Com a Elis Miranda, de A Força do Querer, o Brasil passou a conhecer meu trabalho como ator em uma escala maior do que no teatro. Depois veio Bacurau, e o Lunga (personagem) me levou ao Red Carpet de Cannes. Já em Pantanal e como campeão da 4ª Temporada do The Masked Singer Brasil, o público acompanhou um pouco mais da minha versatilidade. Mas, com o Maníaco do Parque, vivi meu primeiro protagonista de uma produção gigante, popular e diferente de todos os outros personagens que já vivi.
ISTOÉ GENTE: Como nordestino e homossexual, como foi fazer esse papel em um país onde há tanto preconceito?
Silvero Pereira: Acredito que esse trabalho é uma prova de que minha sexualidade e de onde venho não ditam minha capacidade profissional. Acho que minha posição pessoal e profissional serve como referência para outras gerações.
ISTOÉ GENTE: Tem vontade de fazer outro papel como esse? Interpretar outro assassino?
Silvero Pereira: Não penso sobre os tipos de personagens que quero fazer. Sou muito ligado ao roteiro, e se me interessa fazer parte da história a ser contada, então é isso que me motiva.
Como está Francisco de Assis, o ‘Maníaco do Parque’?
Francisco de Assis Pereira cumpre pena como um presidiário comum, apesar de ser diagnosticado com psicopatia. Preso há 26 anos, ele não recebeu nenhum tipo de tratamento para a doença psiquiátrica, o que pode ter agravado ainda mais o quadro clínico,
Condenado a quase 270 anos de prisão pelo assassinato de sete mulheres — crimes ocorridos na década de 1990 –, ele poderá sair da cadeia a partir de 2028, justamente pelo fato de estar atrás das grades como um presidiário comum. No caso dele, a lei brasileira não permite que as penas, em regime fechado, ultrapassem 30 anos. O Maníaco do Parque, pode deixar a prisão em agosto de 2028.
Francisco de Assis cumpre pena na penitenciária de Iaras, em São Paulo, e passa a maior parte do tempo isolado e dedica algumas horas do dia a bordar tapetes e toalhas em tricô e crochê. Funcionários do presídio dizem que ele também costuma andar com uma bíblia e frequenta o culto evangélico na penitenciária pelo menos uma vez por semana.
Ele está detido desde 4 de agosto de 1998. A Polícia Civil somou, ao todo, 23 ataques no Parque do Estado.
Carreira de Silvero Pereira
- O ator Silvero Pereira começou a carreira no teatro, aos 17 anos. Em Fortaleza, fundou duas companhias, Inquieta e As Travestidas, ambas formadas por atores e atrizes transexuais e travestis;
- Ele começou a despontar também no cinema até estrear na televisão, com destaque em A Força do Querer (2017) na pele do motorista Nonato, que também trabalha como drag queen com a identidade de Elis Miranda. O ator recebeu vários prêmios de revelação pelo desempenho na novela da Globo;
- Em 2018, Silvero participou do quadro Show dos Famosos, do Domingão do Faustão. Outro sucesso veio na pele do justiceiro Lunga no filme Bacurau (2019).
Exclusivo! Carlinhos Maia fala sobre relação com o cunhado, Babal, após polêmica
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!