Silvio Santos (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Silvio Santos (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Famosos

Sem previsão de alta e infecção bacteriana: saiba tudo sobre o estado de saúde de Silvio Santos

O apresentador 93 anos está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde quinta-feira, 1º de agosto

Força Silvio! O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde quinta-feira, 1º de agosto. Assim que foi noticiada a internação do dono do SBT, muita coisa foi falada sobre o quatro clínico dele. O Glow News faz um resumo e te conta tudo.

+EXCLUSIVO: Vidente das estrelas faz previsão para suposta quarta filha de Neymar

  • Infecção bacteriana

Segundo o portal F5, da Folha de S. Paulo, Silvio Santos está com uma infecção bacteriana no organismo.

O veículo ainda afirmou que uma das medicações utilizadas começou a fazer efeito no último domingo, 04, e Silvio teria apresentado uma melhora, mas ainda sem previsão de alta.

  • Estado preocupante

Na última sexta-feira, 2, fontes do jornal O Globo afirmaram que o estado de saúde do comunicador vem preocupando os médicos.

O jornal ainda disse que o caso de Silvio Santos estava sendo conduzido pela direção do hospital em esquema de “blindagem total”. A última atualização oficial do quadro de saúde do Homem do Baú havia sido no sábado, 3, em comunicado do SBT para a imprensa:

“São Paulo, 3 de agosto, de 2024 – O SBT informa que ao contrário do que está sendo especulado na imprensa, o comunicador Silvio Santos não se encontra em estado crítico de saúde. Silvio Santos segue no hospital apenas para cuidados médicos necessários, sendo medicado para sua pronta recuperação. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação”, informou a nota.

  • Família Abravanel se manifesta

“Estável e conversando. Ele está melhor, está melhorando. Está até fazendo algumas brincadeiras”, afirmou Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, para a CNN Brasil.

Tiago Abravanel também falou sobre a saúde do avô. “Estamos na torcida. Ele está recebendo ótimo atendimento médico e cuidando bem de si mesmo. Esperamos uma recuperação rápida e acreditamos que as orações estão ajudando”, declarou Tiago à revista Quem.

“Isso reforça o carinho e a admiração que todos têm por ele. Em momentos difíceis como este, acreditamos que a fé pode fazer a diferença e esperamos uma recuperação breve”, concluiu.

Para saber mais sobre o diagnóstico que causou a internação de Silvio Santos, o Glow News procurou o Dr. Tiago Galan de França, que é Infectologista do Hospital Santa Clara, que explicou o quadro do maior comunicador do Brasil.

O que é infecção bacteriana?

Infecção bacteriana é um agravo que ocorre no corpo, causado pela invasão ou desequilíbrio de bactérias. Algumas bactérias convivem no nosso organismo de maneira normal, porém em algum momento, por motivos diversos, pode haver o desequilíbrio delas. Isso pode ocorrer de diversas formas, já que algumas patologias são transmitidas por bactérias presentes na água, alimentos, no ar ou mesmo por meio de procedimentos ou lesões externas.

Quais os sintomas da infecção bacteriana?

Os sintomas variam, mas em geral, o paciente apresenta febre, cansaço, dor no corpo e em alguns casos vômitos, náuseas, tosse persistente e inchaço dos nódulos linfáticos. Cada caso é um casa e depende muito do tipo de infecção detectada.

Em um paciente com 93 anos de idade como Silvio Santos, esse quadro é preocupante?

Sim, ainda mais se o paciente apresentar o que nós chamamos de comorbidades. Ou seja, se ele já tiver alguma doença prévia, que possa influenciar na gravidade da infecção atual. Em geral, a população dos extremos de idade (crianças e idosos) precisa de acompanhamento mais rigoroso, porque os quadros podem evoluir com maior gravidade e mais rapidamente. No caso do apresentador Silvio Santos, inicialmente, o mais importante é entender o foco dessa infecção bacteriana. O tempo de tratamento, o tipo de medicação, tudo varia de acordo com o local onde é pressuposta a infecção. Cada local tem bactérias mais comumente associadas. Sem definir o foco provável, é difícil definir a melhor conduta.

Tratamento

As bactérias podem causar doenças ao produzirem toxinas e também podem desencadear inflamações que podem, a médio e longo prazo, afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal. O tratamento para bactérias é feito com antibióticos, mas cada antibiótico tem um perfil de ação. Por isso, é extremamente importante identificar qual o tipo de microorganismo causou essa infecção.

Mãe de Gabriel Medina debocha de Yasmin Brunet após conquista do surfista nas Olimpíadas