O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, ficou 20 dias esperando pelo novo rim. Ele passou pelo transplante na última segunda-feira, 26. A informação foi confirmada pela Central de Transplante de São Paulo. Em nota, o órgão explicou a prioridade que o comunicador tinha na fila para receber o novo rim.
“A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente Fausto Silva foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26/2), cumprindo os critérios de priorização. Fausto Silva encontrava-se como 13º na lista para procedimento”, dizia a nota.
De acordo com a instituição, os critérios de classificação de receptores potenciais para transplante de rim levam em conta a compatibilidade genética e sanguínea entre paciente e doador, a idade do doador, a impossibilidade total de acesso à diálise, e pessoas que passaram por transplante de outro órgão [como no caso de Faustão] e ou doação renal.
Faustão deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, horas após realizar a cirurgia, e foi encaminhado para o quarto. Ele passa bem e seu quadro tem boa evolução.