Uma mulher de 24 anos, do Equador, precisou passar por uma cirurgia para retirar um bezoar, termo dado a um corpo que se forma pelo acúmulo de materiais estranhos no aparelho digestivo. No caso dela, o bezoar ocupava seu estômago medindo 40 centímetros de altura, pesando aproximadamente um quilo e com um volume total de 896 mililitros.
+Repórter da Record é agredido com garrafa durante transmissão ao vivo; assista
+Maya Massafera faz revelação sobre vida amorosa após redesignação sexual
Médicos do Hospital Verdi, no país, fizeram a operação, que durou cerca de 45 minutos, e consideraram o procedimento como bem-sucedido.
“Era uma massa que ocupava toda a cavidade gástrica, podendo ser identificada até mesmo ao toque externo”, afirmou Pedro Lovato, especialista em Cirurgia Geral e médico responsável pelo procedimento.
Segundo os especialistas, a bola de pelo se formou e cresceu no estômago da paciente por cerca de dois anos. Por conta desse problema, ela sofria com vômitos, dores intensas e dificuldade extrema para ingerir sólidos e líquidos. O diagnóstico definitivo foi obtido por meio de uma videolaparoscopia realizada pelo Serviço de Gastroenterologia.
O hospital compartilhou uma publicação sobre o caso em suas redes sociais, explicando que a paciente não conseguia mais de alimentar e havia perdido peso significativamente. “Além de salvar sua vida, a cirurgia também evitou outras lesões graves no estômago”, disse a publicação do Hospital Verdi.
Veja registro do bezoar:
O que é o bezoar?
Resumidamente, bezoar é o nome que se dá para o acúmulo de substâncias não digeríveis no trato digestivo e urinário. A concentração dessas substâncias causa dor, desconforto e dificuldades para ingerir alimentos sólidos e líquidos. Em geral, é uma condição que vem com a síndrome de Rapunzel, que envolve a ingestão do próprio cabelo.
De acordo com o Manual MSD, existem diferentes tipos de bezoares, classificados conforme sua composição. Veja alguns deles abaixo:
- Fitobezoares: os mais comuns, compostos por materiais não digeríveis de frutas e vegetais, como fibras, cascas e sementes;
- Tricobezoares: feitos de cabelo parcialmente digerido;
- Farmacobezoares: compostos por aglomerados endurecidos de medicamentos (como antiácidos);
- Lactobezoares: compostos por proteínas do leite, podendo ocorrer em bebês alimentados.
“Os bezoares também podem ser compostos por outras substâncias, incluindo papel de seda e produtos de espuma de poliestireno. Alimentos e outros materiais podem ficar retidos em qualquer pessoa, incluindo crianças, mas é mais provável que isso ocorra em pessoas com certos fatores de risco”, explica o manual.
Léo Pereira teria impedido sua ex, Tainá Castro, de levar filhos para morar com Éder Militão