A versão original de ‘Renascer’ foi exibida na Globo em 1993. Apesar de ter sido um sucesso de audiência, a experiência não foi tão boa para Adriana Esteves, que deu vida a Mariana, uma das personagens mais importantes da história.
Atualmente interpretada por Theresa Fonseca no remake da trama, Mariana é uma jovem que se infiltra na fazenda de José Inocêncio (Antonio Fagundes na versão original e Marcos Palmeira em 2024) para se vingar pela morte do avô e acabava se envolvendo em um triângulo amoroso entre o produtor de cacau e um de seus filhos, João Pedro (Marcos Palmeira em 1993 e Juan Paiva agora).
Na época, Esteves sofreu críticas duríssimas por sua interpretação, considerada pouco expressiva, o que a fez entrar em depressão.
“Eu havia me separado, comecei a fazer uma novela atrás da outra, com personagens grandes, ganhei exposição e tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda. E aí veio a depressão. Passei pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo. Foram os anos mais difíceis da minha vida”, disse a atriz de 54 anos em entrevista à revista Cláudia, em 2016.
Após ‘Renascer’, ela decidiu se afastar por dois anos da TV e recusou o papel de Babalu na trama Quatro por Quatro (1994). Theresa, que está vivendo Mariana, também recebeu algumas críticas – mas não por sua interpretação – e sim, pelo jeito da personagem.
O público tomou ‘ranço’ da menina pelo fato dela chamar José Inocêncio de ‘painho’ o tempo todo, sendo que sua intenção sempre foi fisgá-lo. Inclusive, a atriz, de 26 anos, contou que Adriana Esteves perguntou se ela tinha psicóloga para viver Mariana.
Casamento de José Inocêncio e Mariana em 1993 | 2024
A música da Adriana calcanhoto dá um peso maior ao momento do João sofrendo vendo seu pai com Mariana..
Marcos Palmeira | Adriana esteves #Renascer pic.twitter.com/CPcCNmdULy
— Tiago Pereira (@QueriaSerVJ) February 18, 2024