O remake de ‘Renascer’ (Globo), está recebendo duras críticas na nova versão, escrita por Bruno Luperi, originalmente de Benedito Ruy Barbosa, em 1993.
A Associação Civil Vozes de Anjos entrou com uma ação contra Globo por suposta apologia ao incesto devido à história dos personagens José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca).
No processo, registrado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o advogado que representa a associação, Carlos Nicodemos Oliveira Silva aponta que a narrativa do casal faz apologia a normalização de relações incestuosas entre pais e filhas.
Em ‘Renascer’, Mariana, que tem uma relação amorosa com José Inocêncio, o chama de painho com frequência – antes de se envolver com ele.
A Associação pede para que a emissora repense no enredo da novela. Em nota enviado ao site Metrópoles, os representantes da associação explicaram a ação.
“[Em Renascer] tem-se a exposição de um relacionamento amoroso/sexual entre duas pessoas que representam figuras paterno/filiais, (…) [que deve ser] compreendida como uma narrativa que fomenta a cultura do incesto paternal no Brasil, banalizando-a. (…) [É] importante ressaltar que mesmo depois de casada a personagem Mariana trata o marido como ‘painho’”.
A emissora ainda não se pronunciou sobre o assunto e o autor, Bruno Luperi, também não se manifestou.
Matheus Baldi fala sobre expulsão de Wanessa Camargo do BBB24