Nego Di, que estava preso desde julho deste ano acusado de estelionato qualificado por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, conseguiu liberdade provisória na última quarta-feira, 27. Contudo, o ex-BBB teria violado uma das medidas cautelares impostas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministério Público avalia se o humorista pode retornar para a prisão.

+EXCLUSIVO: Maiara tenta disfarçar presença de bonitão, mas rumores de novo affair ganham força. Saiba detalhes
+Casamento de Luan Santana e Jade Magalhães contou com padrinhos especiais; saiba quem

Ao conceder o habeas corpus, o STJ definiu algumas regras para Nego Di: comparecer periodicamente em juízo para relatar suas atividades, não se mudar do atual endereço, entregar o passaporte e não frequentar ou usar redes sociais.

Entretanto, ao sair da cadeia, Nego Di comemorou sua liberdade com uma grande festa com roda de samba, churrasco e bebida alcoólica. Os momentos foram registrados e compartilhados nas redes sociais por sua esposa e por diversos amigos dele, incluindo suas advogadas, que Tatiana Vizzotto Borsa e Camila Kersch Rodrigues, postaram no Instagram uma foto brindando a soltura do cliente com taças de espumante. Nego Di aparece sorrindo ao fundo.

O Ministério Público avalia se essa publicação viola a medida cautelar imposta, uma vez que as redes sociais foram proibidas porque a internet foi o meio pelo qual o ex-BBB teria cometido os crimes, lesando seguidores. Também foi levado em conta o possível constrangimento das vítimas ao se depararem com o acusado em plataformas digitais.

Tatiana Borsa foi procurada pelo jornalista Ullisses Campbell, da coluna True Crime, do jornal O Globo, e justificou que entendeu que a determinação judicial seria restrita às redes sociais do seu cliente. “As fotos estão no meu perfil. Por isso, não vemos problema”, afirmou. O texto do STJ diz apenas “não frequentar e usar redes sociais”, sem especificar os donos dos perfis.

De qualquer forma, as advogadas apagaram imagens e vídeos em que Nego Di aparece. Todas as publicações de terceiros em que o humorista foi registrado durante sua festa de comemoração da saída da prisão também já foram apagadas.

Acusações

Nego Di foi preso em julho deste ano sob acusações de estelionato qualificado por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Ele e seu sócio, Anderson Boneti, teriam lesado mais de 370 pessoas entre março e julho de 2022 por meio de vendas fraudulentas no site Tadizuera. Segundo investigação da Polícia Civil, há movimentações financeiras estimadas em R$ 5 milhões nas contas vinculadas ao ex-BBB.

As vítimas compraram produtos como televisores e celulares, mas não receberam os itens nem reembolsos. Segundo a promotoria, Nego Di usou sua imagem pública para ampliar o alcance dos anúncios fraudulentos, atraindo vítimas em todo o Brasil.

A decisão do STJ em conceder a liberdade provisória se baseou no argumento da defesa de que Nego Di não teve intenção de prejudicar terceiros, afirmando à Justiça que ressarciu as vítimas do suposto esquema. A equipe jurídica do influenciador alega que o sócio, Anderson Boneti, era o principal responsável pelas fraudes.

“Nego Di demonstrou boa-fé ao solicitar a retirada do site fraudulento assim que percebeu as irregularidades”, justificaram as advogadas. A defesa também apontou a falta de contemporaneidade na prisão, já que os crimes teriam ocorrido em 2022, enquanto a prisão foi decretada somente em 2024, e que o humorista é réu primário sem indícios de reiteração criminosa, o que justificaria a aplicação apenas das medidas cautelares.

O comediante de Porto Alegre ficou mais reconhecido após sua breve participação no BBB21 (Globo), quando foi eliminado com mais de 98% dos votos após 22 dias de confinamento. Depois de deixar o reality, ele passou a promover rifas nas redes sociais, atividade que levantou suspeitas sobre sua legalidade e acabou motivando investigações do Ministério Público.

Além disso, em maio de 2024, Nego Di foi condenado a apagar publicações consideradas fake news sobre as enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul, reforçando as polêmicas envolvendo sua atuação nas redes sociais.

Nego Di no post de advogadas (Reprodução/Instagram)

Nego Di no post de advogadas (Reprodução/Instagram)

DNA e ‘Quarta Filha do Neymar’? Novas revelações e os bastidores do polêmico teste feito por jogador

Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!