Foram 19 dias de competição, busca por medalhas, quebra de recordes, sorrisos, choros e polêmicas. As Olimpíadas de Paris foram regadas a fortes emoções e a 30ª edição dos jogos chega ao fim neste domingo, 11. Por isso, antes da despedida vamos relembrar os momentos mais marcantes do evento.
+Mala de Anitta é extraviada e cantora precisa emprestar roupas de amigas
+Médica que desistiu de voo que caiu em Vinhedo dá relato emocionante: ‘Era pra meu pai estar indo buscar meu corpo’
Abertura
Uma das maiores polêmicas da cerimônia de abertura foi a apresentação gravada de Lady Gaga, que foi exibida na TV como se fosse ao vivo. A cantora recebeu uma enxurrada de críticas após o público ficar sabendo dos “bastidores”, ao contrário de Aya Nakamura, que dançou com a Guarda Republicana em meio a protestos de conservadores franceses.
Quem também fez um show marcante foi a banda Gojira, primeira banda de metal a se apresentar na abertura de uma Olimpíada. Porém, não dá para negar que a grande estrela da noite foi Celine Dion, que retornou aos palcos semanas após a repercussão de seu documentário, que mostra sua batalha diária contra a “síndrome da pessoa rígida”, uma condição degenerativa que a obrigou a se afastar da música e da vida pública nos últimos anos.
Rebeca Andrade
A ginasta brasileira quebrou um recorde nessas Olimpíadas, tornando-se a atleta brasileira com mais medalhas em Jogos Olímpicos. Rebeca Andrade conquistou o pódio seis vezes, duas em Tóquio e quatro em Paris, sendo ouro no solo e ganhando homenagem até mesmo de Simone Biles, a maior ginasta da atualidade, e de grande celebridades internacionais, como Viola Davis.
Romance
Além de muita competição, os atletas também entregaram muito amor na cidade luz. Um exemplo foi a medalhista de ouro e jogadora de badminton chinesa Huang Yaqiong, que foi pedida em casamento pelo atleta do mesmo esporte Liu Yuchen.
Outro que viralizou na web foi Armand Duplantis, atual recordista mundial do salto com vara. Ao finalizar o salto que lhe rendeu uma medalha de ouro, o atleta saiu correndo direto para comemorar nos braços da namorada, que estava na arquibancada.
E provando que mulheres também podem ter atitude, Alice Finot bateu o recorde europeu feminino dos 3.000m com obstáculos e também foi para a arquibancada celebrar com o namorado, já aproveitando a ocasião para fazer um pedido de casamento.
Polêmicas
Um dos assuntos mais comentados das Olimpíadas de Paris foi a realização da prova do Triatlo Misto no Rio Sena, que chegou a ser fechado para treino por conta da má qualidade da água e só foi liberado algumas horas antes da disputa.
Os atletas portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos apresentaram sintomas de infecção gastrointestinal após competirem e a belga Claire Michel também sofreu com infecções e ficou internada.
Uma das promessas dos Jogos Olímpicos deste ano era justamente despoluição do Rio Sena, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) teve dificuldades em manter o rio limpo.
Outra reclamação dos atletas teve a ver com a alimentação oferecida na Vila Olímpica. O britânico Adam Peaty, medalha de prata na natação masculina, detonou a comida destinada aos atletas e contou, em entrevista ao diário The I, que alguns competidores encontraram vermes nos peixes. O nadador também criticou as longas filhas e a falta de proteínas.
Ainda houve as polêmicas de quem teve que ir embora para casa mais cedo. Foi o caso da técnica Bev Priestman e de dois membros da comissão técnica da seleção feminina de futebol do Canadá, que usou drones para espionar o treino do time da Nova Zelândia logo no início dos Jogos.
A nadadora paraguaia Luana Alonso também foi expulsa, de acordo com o Comitê Olímpico do Paraguai (COP), por ter visitado a Disney Paris sem autorização.
E para completar, o ciclista japonês Kaiya Ota e o britânico Jack Carlin trocaram cotoveladas e cabeçadas nas quartas de final da prova do sprint no velódromo de Paris.
Com tudo de bom e de ruim, o público brasileiro acompanhou de perto as Olimpíadas de Paris e vibrou com nossas conquistas na ginástica, judô, skate, surf, vôlei de praia, entre outros. E claro, também se estressou muito com alguns juízes… Ainda assim, as olimpíadas seguem sendo o maior evento esportivo do mundo e todas emoções devem continuar a partir de 28 de agosto, com a começo das Paraolimpíadas.
Vidente das estrelas faz previsão para suposta quarta filha de Neymar