Nesta quinta-feira, 4, o então youtuber Bruno Monteiro Aiub, também conhecido como Monark, usou seu perfil no X (Twitter) para contar aos seus seguidores sobre a nova punição que sofreu.
De acordo com o criador de conteúdo, ele teve suas contas do Youtube excluídas permanentemente em mais uma punição por seus posicionamentos polêmicos na mídia.
Ele reclamou com seus seguidores: “Youtube acaba de deletar todos meus canais permanente, não bastava banir do Brasil, querem apagar minha existência”, escreveu.
Nos comentários, diversos internautas debocharam da situação citando declarações antigas de Monark, como a de que ele era dono dos meios de produção por produzir vídeos. “Quando te disseram que você não era o dono dos meios de produção e você se contrapôs e não quis dar ouvidos, era sobre isso.”, disse um usuário; “Ué! Mas isso é o capitalismo, vc não é capitalista? Uma empresa decide o que é melhor pra ela. E você não faz bem pros negócios deles… Cria seu próprio YouTube bobo! Vai bombar! #ironia”, respondeu outro; “E a liberdade do dono do Youtube de deletar seu vídeo? Você quer obrigar o YouTube a manter vídeos na plataforma dele?”, alfinetou um terceiro.
Essa não é a primeira vez que Monark se envolve em polêmicas por conta de seus posicionamentos. Ele foi demitido do Flow Podcast em 2022, após defender, em uma live, a criação de um partido nazista no Brasil. Na época, vários patrocinadores deixaram o podcast.
Após a demissão e de ter seu canal do Youtube e redes sociais bloqueadas, ele decidiu se mudar para os Estados Unidos onde iniciou um novo podcast, chamado “Monark Talks”, transmitido na plataforma “rumble”. Em um episódio, ele se pronunciou contra a prisão de consumidores de pornografia infantil. E em janeiro de 2023, teve sua conta do antigo Twitter suspensa por posicionamento a favor dos atos golpistas de 8 de janeiro, na sede dos Três Poderes, situada em Brasília.
Youtube acaba de deletar todos meus canais permanente, nao bastava banir do Brasil, querem apagar minha existência.
— Monark (@monarkbanido) January 4, 2024