O influenciador Gato Galactico (Reprodução/Divulgação)

O influenciador Gato Galactico (Reprodução/Divulgação)

Famosos

Influenciador infantil é acusado de fazer propaganda nazista e se pronuncia

Ronaldo de Souza, também conhecido como Gato Galactico, causou polêmica com publicação sobre leite cru

O influenciador infantil Gato Galactico foi acusado de fazer propaganda nazista nas redes sociais. Ronaldo de Souza, nome por trás do personagem, compartilhou uma foto em que aparece usando uma roupa verde e bebendo leite não pasteurizado. Na legenda, ele pedia a descriminalização da venda de “leite cru”.

+Frank Aguiar enfrenta novo procedimento estético aos 53 anos
+Marido de famosa cantora gospel sai de casa em meio à crise por ciúmes

Inicialmente, a imagem pode parecer inofensiva, porém, o ato de beber leite e usar roupas verdes são gestos associados a movimentos neonazistas e defensores da supremacia branca. De acordo com o jornalista Clayson Felizola, o ato foi um “apito de cachorro” (ou “dog whistle” em inglês), que significa disseminar mensagens ou discursos racistas, xenofóbicos ou discriminatórios em forma de código.

No caso do Gato Galactico, o código teria sido o copo de leite e a roupa verde, mas o influenciador também foi acusado de usar, propositalmente, o mesmo penteado de Hitler na foto.

“Acabo de receber isso de um amigo. Esse homem de 34 anos está com apito de cachorro para supremacistas. Veio defender Gato Galactico aqui? Você é PIOR ou, no mínimo, igual. Quem usa este apito de cachorro na gringa é neonazista”, escreveu Clayson Felizola em seu perfil no X, antigo Twitter.

Até mesmo Felipe Neto usou suas redes sociais para reagir ao assunto. “O cara postou foto bebendo leite e usando camisa verde (procure saber a relação disso com movimentos de supremacia branca). E bateu continência para um sujeito que disse que ele é ‘SALVADOR DA RAÇA’. Não dá pra ficar mais claro que isso”, publicou o influenciador.

Ronaldo de Souza se defendeu das acusações nesta sexta-feira, 28. “Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas”, declarou ele em seu perfil no X, dizendo que sua família está sendo afetada e que iria remover a publicação.

Eliana teria tomado a decisão final de sair do SBT após ver regalias da Virginia na emissora