MP investiga combo de plásticas que vem causando lesão gravíssima em pacientes (Imagem ilustrativa/Shutterstock)

MP investiga combo de plásticas que vem causando lesão gravíssima em pacientes (Imagem ilustrativa/Shutterstock)

Glow News

Imagens fortes! MP investiga combo de plásticas que vem causando lesão gravíssima em pacientes

Os procedimentos feitos em diferentes áreas do corpo ao mesmo tempo são chamados de 'X-Tudo'

O médico Marcelo Evandro dos Santos está sendo indiciado por lesão corporal gravíssima após fazer 12 procedimentos cirúrgicos em uma mesma paciente no mesmo dia, respondendo também a processo na área cível e sindicância em Florianópolis (SC). O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga a legalidade deste combo de cirurgias, chamadas pelo órgão de X-Tudo, referindo-se à forma como o médico oferece o serviço.

+Jogador de futebol descobre que não é pai de suposta filha após fazer tatuagem para bebê
+TV argentina divulga última imagem de Liam Payne; veja

Após os 12 procedimentos, a paciente Letícia Mello sofreu queimaduras, bolhas, necrose e perda de tecido. Na quarta-feira, 16, outras duas pacientes também relataram lesões após cirurgias em reportagem da NSC TV.

Letícia mostra como ficou após procedimento — Foto: Reprodução/NSC TV

Letícia mostra como ficou após procedimento (Reprodução/NSC TV)

 

Paciente teve lesões permanentes após cirurgia plástica (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Paciente teve lesões permanentes após cirurgia plástica (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Em comunicado, o órgão informou que busca saber se os procedimentos são permitidos e fiscalizados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) catarinense. “Pelo que se tem até o momento, as chamadas cirurgias ‘X-Tudo’ teriam potencial para induzir o consumidor a erro e a risco da saúde, em afronta ao direito básico do consumidor de proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados, diz trecho da nota.

O MPSC afirmou que vai oficiar o CRM para verificar a regularidade da atuação de Marcelo Evandro dos Santos na medicina. Ele, assim como as pessoas que o denunciaram, também será notificado a prestar informações.

O objetivo da investigação, segundo a 29ª Promotoria de Justiça da Capital, é apurar se o médico responsável pelos procedimentos está esclarecendo aos pacientes sobre os riscos da cirurgia “a que vai ser submetido e quanto aos efeitos que ela pode ocasionar, principalmente quando feita em mais de uma parte do corpo”.

“Além da insatisfação com o resultado, verifica-se que as pacientes teriam sido induzidas a erro pela falsa promessa de que após os procedimentos cirúrgicos oferecidos teriam a garantia de resultados satisfatórios, o que não restou demonstrado pelos indícios prévios angariados”, afirmou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.

Ao se pronunciar sobre o caso, o médico Marcelo Evandro dos Santos afirma que segue e respeita “o Código de Ética Médica e todos os princípios e valores da profissão.” Ele também alega que segue todas as orientações pré e pós-operatórias, colocando-se à disposição das pacientes para acompanhamento e atendimento em casos de intercorrências, que ele afirma que podem ser causadas por “reações biológicas inerentes a cada paciente, as quais são informadas em termos de consentimento antes de cada cirurgia.”

Marcelo Evandro dos Santos (Reprodução/Redes Sociais)

Marcelo Evandro dos Santos (Reprodução/Redes Sociais)

Leia a nota do médico na íntegra:

Em 23 anos na área da medicina, atuando nas especialidades de cirurgia geral e cirurgia plástica, sempre priorizei a saúde e o bem-estar dos meus pacientes, prestando o atendimento mais personalizado e humano possível, além de seguir e respeitar o Código de Ética Médica e todos os princípios e valores da profissão.

Solicito todos os exames necessários e forneço todas as orientações pré e pós-operatórias, além de estar sempre à disposição dos meus pacientes para atendimento e acompanhamento em casos de eventuais intercorrências. Esclareço que existem reações biológicas inerentes a cada paciente, as quais são informadas em termos de consentimento antes de cada cirurgia.

Como membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Society of Aestgetic Plástico Surgery (ISAPS) e da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS), estou em constante atualização profissional, realizando cursos de qualificação e participando de congressos voltados ao conhecimento e aprimoramento do domínio dos procedimentos em cirurgia plástica. Realizo uma média de 300 cirurgias por ano e, em todas, utilizo as técnicas mais modernas e recomendadas dentro da especialidade.

O Código de Ética Médica veda que o profissional exponha fatos dos quais teve conhecimento em razão de sua função, mesmo que tornados públicos. Além disso, os processos citados nesta matéria encontram-se sob sigilo processual. Por tais razões, minha manifestação sobre cada caso continuará sendo feita nos autos das respectivas ações.

Tenho confiança na ética e no comprometimento com que conduzo o meu trabalho e estou seguro de que todas as acusações serão esclarecidas na justiça.

Filhos da Virginia Fonseca já podem iniciar tratamento para enxaqueca? Veja!

Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!