Ontem, 22, contei com exclusividade durante o Melhor da Tarde (Band) que Fátima Bernardes vem enfrentando algumas dificuldades para colocar no ar o seu novo programa de TV. Esse esforço já dura dois anos. O máximo que ela conseguiu foi estrear o programa ‘Assim Como a Gente’ em 2023, no canal pago GNT. O programa não teve uma forte repercussão e Fátima recebeu a promessa de que teria uma nova oportunidade em 2024, o que não aconteceu. Ela acabou ficando esse ano todo fora do ar.
Em março, eu já havia antecipado para vocês a estratégia da jornalista em comunicar para o mercado o seu retorno. Ela pediu uma reunião com a alta cúpula da emissora, incluindo Amauri Soares, atual diretor dos Estúdios Globo, e publicou o registro nas redes sociais. A ideia era justamente fortalecer as tratativas com possíveis parceiros comerciais.
Minhas fontes me garantem que a direção da emissora tem um grande carinho pela comunicadora, mas que sua força comercial não é mais a mesma, o que estaria dificultando dar ritmo aos novos projetos.
Na semana passada, inclusive, a TV Globo promoveu o UpFront para apresentar suas principais apostas da programação do ano que vem para as agências e mercado publicitário. Mesmo sabendo que seu projeto ainda não está “redondinho”, a ausência do seu projeto teria deixado Fátima chateada.
Em uma conversa que tive há um tempo, uma outra fonte me explicou que a relação de Fátima com a emissora teria mudado consideravelmente depois que ela assinou contrato com o YouTube, de certa forma quebrando a exclusividade que sempre teve com o Grupo Globo. Durante as Olimpíadas de Paris, por exemplo, Fátima participou da cobertura dos jogos pelo movimento ‘Paris É Brasa’, que foi uma parceria entre a Play9, agência do influenciador Felipe Neto, e o Comitê Olímpico Brasileiro, dando indícios de que já estava tentando alçar novos voos, de forma mais independente da platinada.
Novos detalhes exclusivos…
Diante da repercussão dessa notícia de ontem, uma fonte me ligou no começo da noite e me garantiu que Fátima vai gravar no próximo mês o piloto do seu novo programa e que está muito animada. Essa mesma fonte afirma que a jornalista tem consciência que os tempos mudaram e que o mercado de TV vem passando por constantes adaptações e que, inclusive, por esse motivo, ela também optou por construir um caminho no mundo digital e trabalhar com novos parceiros. “Tudo muito bem acordado entre a Globo e a Fátima”, garante essa fonte.
Com uma vasta lista de apresentadores à espera para ganhar uma atração na emissora carioca, questionei para essa fonte sobre o que a ex-âncora do Jornal Nacional achou de Ana Maria Braga conquistar um segundo programa no canal. Em 2025, a loira de 75 anos também vai comandar a versão brasileira do reality gastronômico “Next Level Chef” no horário nobre. “Pelo que entendi, a Fátima também soube pela imprensa. Sei que ela admira muito a garra da Ana e sempre comenta que ela é uma prova de que talento e competência não têm prazo de validade”, relatou essa fonte. “A Fátima também não faz planos de afastar definitivamente da televisão, ela só diminuiu o ritmo, mas ainda pretende fazer projetos incríveis na TV”, completou.
É isso! Por aqui, já tô na torcida para que Fátima volte logo e com um formato à sua altura. A TV brasileira agradece.