Com a partida de Silvio Santos no último sábado, dia 17, surgiram muitas especulações sobre o que deve acontecer com o patrimônio bilionário do apresentador e suas empresas. Além da fortuna, estimada em R$ 1,6 bilhão em 2023, segundo a Forbes, Silvio também era dono de trinta empresas, com destaque especial, ao SBT. Muitos telespectadores ficaram intrigados com o que pode acontecer com o canal após o falecimento do comunicador.
Para quem não sabe, ser “dono” de uma emissora de TV não é algo tão simples. Para isso, é preciso que exista uma concessão pública, que nada mais é do que o contrato entre o governo e uma empresa privada, neste caso, a emissora.
Porém, o que descobri é que o cabeleireiro Robson Jassa, filho de Jassa – barbeiro e fiel escudeiro de Silvio, teve um papel importante em relação a este assunto. Em 2016, o hair stylist estava ouvindo a rádio Jovem Pan e, na época, soube que a TV Globo estava passando por um processo de transferência de nome do seu titular. Naquele ano, o então presidente Michel Temer assinou um decreto que autorizava a emissora a permissão para “transferência indireta” de suas cinco concessões próprias, para assim fazer uma “reorganização societária” e possibilitar que os netos de Roberto Marinho pudessem manter as atividades da TV Globo mesmo que seus pais ainda estivessem no comando do grupo.
Ao encontrar com Silvio Santos em seu salão de beleza, Robson comentou sobre a notícia. O apresentador logo demonstrou interesse em organizar o mesmo processo em relação à sua emissora. Por se tratar de uma concessão, a titularidade não pode ser “vendida” e se torna hereditária. Desta forma, qual filha seria escolhida para herdar o canal de televisão?
Cintia Abravanel é a responsável por administrar o icônico Teatro Imprensa. Silvia Abravanel é diretora e apresenta o “Sábado Animado” no SBT. A filha número 3 é Daniela Beyruti que, atualmente, exerce o posto de CEO da emissora de TV e concilia as decisões da direção artística do canal. Patrícia Abravanel, a filha número 4, assumiu o comando do tradicional Programa Silvio Santos. A quinta filha, Rebeca Abravanel, passou a comandar o programa “Roda a Roda”. Renata Abravanel, a caçula, é a responsável pela gestão de todas as empresas criadas pelo pai e, em 2020, assumiu, o posto de Presidente do Grupo Silvio Santos. Ou seja, por conta das aptidões e funções que já eram exercidas, a escolha acabou sendo natural.
Daniela Beyruti e Renata Abravanel foram nomeadas como as titulares pela concessão pública dada ao SBT. As duas, antes mesmo da partida do comunicador, já vinham sendo muito bem avaliadas pelo preparo e pelas tomadas de decisões. Toda a família se mantém atuante e com forte vínculo com a emissora de televisão, incluindo, Íris Abravanel. A matriarca é quem comanda o departamento de teledramaturgia da emissora.
EXCLUSIVO: Sabrina Sato causa reunião na Globo; Huck resolve candidatura com emissora