Com a estreia do “Tamanho Família” no último domingo, dia 10, o “Domingão” de Luciano Huck acabou enfrentando uma situação inesperada ao ficar atrás do “Domingo Legal” de Celso Portiolli, por alguns minutos.
Desde a saída de Eliana, o programa de Portiolli ganhou mais tempo de duração e tem conseguido mostrar fôlego na disputa dominical. Uma fonte, inclusive, me revelou que o resultado do último fim de semana acendeu um alerta na equipe de Huck, levantando questionamentos sobre a força do formato do “Tamanho Família”. Alguns integrantes da produção acreditam que o quadro, após várias temporadas comandadas por Márcio Garcia, pode estar desgastado. Alguns ajustes já estão sendo considerados: o ritmo do quadro deverá ser acelerado com um ritmo mais focado no game e menos em emoção e, se não reagir, até o tempo de exibição deverá ser reduzido.
Assim como Portiolli, Luciano Huck também conquistou, recentemente, mais espaço na grade. Desde abril, o “Domingão” passou a ser exibido em duas partes, reforçando a satisfação da emissora com os resultados do apresentador.
O domingo continua sendo o dia de maior prestígio na TV aberta e o mais valorizado por anunciantes. Porém, o cenário de disputa tem ficado cada vez mais acirrado, já que o público tem opções variadas, entre streaming, redes sociais e diversas plataformas digitais.
A atual disputa entre Huck e Portiolli remete à lendária “batalha dominical” entre Faustão e Gugu Liberato, nos anos 1990 e 2000. Cada programa criava suas estratégias semanais para atrair o público e garantir os mais altos picos de audiência – uma rivalidade icônica.
Agora, a disputa promete se intensificar em 2025, com novos investimentos. Confirmei com uma fonte que parte da equipe de Portiolli não desistiu de voltar com o “Curtindo uma Viagem”, sucesso do SBT no começo dos anos 2000. No entanto, os altos custos de produção e premiação ainda estão sendo um entrave, alguns ajustes estão sendo estudados.
Com a possibilidade do fim do matinal “Chega Mais”, outra novidade que passou a ser ventilada foi a transferência de Vivi Cake com o seu quadro “É Doce ou Não É Doce?”, que sempre registrava bons números no programa “Eliana”.
O quadro “Beleza Renovada” ainda é uma incógnita. Apesar de popular e atrativo em termos comerciais, há dúvidas sobre seu alinhamento com o estilo do apresentador. Uma das soluções discutidas seria colocar uma repórter para conduzir uma parte do quadro e Portiolli comandaria apenas o momento de revelação do resultado da transformação de visual no palco.
Do outro lado, Huck que conseguiu repaginar a “Dança dos Famosos”, herdado de Fausto Silva, tem tido sucesso em audiência e em repercussão com o formato. O apresentador deu sua cara e tem conseguido reunir um elenco interessante e competitivo.
Diante dessa boa avaliação, a volta do “Show dos famosos” no ano que vem também é uma possibilidade. Na época da saída de Faustão, a TV Globo cogitou a possibilidade de transformá-lo em uma atração própria, mas a ideia acabou não saindo do papel.
Uma fonte me afirmou que, em meio à instabilidade de audiência na primeira parte do programa, foi sugerido que o marido de Angélica passasse a entrar ao vivo, permitindo ajustes em tempo real e assim criaria uma competição ainda mais acirrada com Portiolli. A ideia, por ora, está em fase de avaliação. Uma série de fatores pesam: custo, escala de equipe e o esmero com a qualidade de entrega do produto final.
Para se manter firme na liderança, Huck e sua equipe também negociam dois novos formatos internacionais para 2025 e planejam uma nova temporada do quadro “Acredite em Quem Quiser”.
A chegada de Eliana à programação dominical da TV Globo, a partir de janeiro, no comando de “The Masked Brasil”, também desperta um clima de empolgação nos bastidores. A expectativa é que a presença da loira irá ajudar a consolidar o hábito dos telespectadores em sintonizar a platinada já no começo de tarde para assim criar o desejado “efeito cascata” nos índices de audiência.
A verdade é que toda essa movimentação é ótima e prova que a nossa TV aberta segue relevante. O público agradece!