Carlinhos Maia decidiu cancelar o patrocínio da Esportes da Sorte em seu reality show. A informação foi divulgada pelo colunista Gabriel Perline, da Contigo!, na quarta-feira, 11. A empresa custeava a atração desde a primeira edição. Além de Carlinhos, Felipe Neto também já afirmou que divulgar casas de apostas foi o “pior erro que já cometeu na vida” e se disse arrependido.
Em live com Matheus Baldi, do Glow News, o Dr. Francisco Gomes explicou a atitude do influenciador e de outros criadores de conteúdo após a prisão de Deolane Bezerra. O especialista foi questionado se é correto proibir a divulgação dessas plataformas.
“As Bets viveram nos últimos 2, 3 anos. Na verdade, é uma zona no país. O que a gente precisa é ter regulamentação, as Bets devem funcionar de acordo com as normas do governo. Não pode essa coisa de jogo de azar que não explica chance de a pessoa ganhar. Tem que ter controle do quanto a pessoa pode apostar, por CPF. Tem que ser tudo regulamentado”, afirmou o advogado.
“O influencer não pode fazer divulgação do que é ilegal. Isso na realidade você não precisaria nem proibir, mas para ele divulgar o que é legal, ele tem que ter algum regramento. Uma coisa é fazer uma publicidade, ler um texto, outra é projetar uma tela e falar ‘eu ganhei, você também pode ganhar’, quando aquilo não é verdade. Tem que ter um regramento para as bets e para os influencers”, completou.
Se acredita que Carlinhos Maia tomou a melhor decisão ao romper o contrato com a instituição, Dr. Francisco disse que cada influencer é um caso, mas cada um tem que fazer uma análise jurídica. “Acho que esses influencers grandes, principalmente, têm departamento jurídico, advogados que podem avaliar o risco que pode haver para o cliente deles. Se o risco não existe, se é uma publicidade legal, se é só uma Bet que faz aposta esportiva, jogo do tigrinho, se tem sede no Brasil ou paraíso fiscal”.
Além disso, o advogado disse que acha louvável essa preocupação dos influencers: “Que eles estejam agora analisando onde tinham entrado, isso não vai apagar eventuais irregularidades do passado, mas perante a própria Justiça, se tiver problema, pode dizer ‘já tirei, e se houver alguma multa, estou disposto a pagar’, ou seja, mostra uma postura mais colaborativa com a Justiça”.
Ver essa foto no Instagram
Caso Deolane: Entenda a circulação de notícias envolvendo Solange Bezerra com tráfico de drogas