Tony Ramos (Divulgação/TV Globo)

Tony Ramos (Divulgação/TV Globo)

Famosos

Estado de saúde de Tony Ramos é atualizado após cirurgia de emergência; entenda o que é o hematoma subdural

Ator realizou uma cirurgia de emergência devido a um sangramento intracraniano

O público tomou um susto na noite desta quinta-feira, 16, quando saiu a notícia de que Tony Ramos precisou fazer uma cirurgia de emergência e foi internado em estado grave. O ator teve um quadro de hematoma subdural, também conhecido como sangramento intracraniano, e a operação teve o objetivo de drenar o sangramento.

De acordo com o boletim médico, o quadro do ator global é estável, ele está respirando sem a ajuda de aparelhos e está lúcido. “O paciente realizou uma nova tomografia de crânio na manhã de hoje (17), que mostrou significativa melhora. Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estável”, informou o boletim.

Nesta sexta-feira (17), a coluna de Mariana Morais, do Correio Braziliense, informou que o veterano da televisão já reclamava de fortes dores de cabeça nos bastidores de Terra e Paixão (Globo), seu trabalho mais recente. Fontes afirmam que o ator passava por mudanças bruscas no humor, além de ter reclamado da quantidade de cenas exigidas em um curto espaço de tempo.

O que é o hematoma subdural?

Segundo o médico Victor Hugo Espíndola, neurocirurgião e especialista em doenças cerebrovasculares, existem dois tipos de hematoma subdural: o agudo e o crônico. “O hematoma subdural agudo normalmente é consequente a traumas de um impacto maior, como acidentes de carro, queda de moto ou queda de altura. Já o crônico pode acontecer mesmo em situações de um trauma de baixo impacto. É um tipo de hematoma que vai crescendo aos poucos”, explicou.

No primeiro caso, após o golpe forte, o sangue começa a se acumular na membrana de forma repentina e intensa. Já o segundo tipo apresenta consequências a médio prazo, podendo demorar de um mês a 45 dias para aparecer nos exames.

Segundo Victor Hugo Espíndola, esse tipo de hemorragia intracraniana pode ser causada até por impactos imperceptíveis.“Ele é mais comum em idosos, especialmente em pacientes que fazem uso de medicações anticoagulantes ou antiagregantes ou em pacientes alcoólatras”, explica.

Dores de cabeça intensas e recorrentes, conforme apurado por Mariana Morais que Tony Ramos apresentava, fazem parte dos sintomas desse problema. Outros sintomas, como perda de força de um lado do corpo e sonolência, também podem aparecer.

Tudo isso é causado porque o bolsão de sangue formado começa a fazer pressão sobre o cérebro e, se não for tratado, pode levar o paciente até um coma.

O tratamento vai depender basicamente do tamanho desse hematoma. Nos menores, o uso de medicações e tratamentos por cateterismo costumam resolver, mas em lesões de grande massa é preciso fazer uma cirurgia emergencial para tirar esse sangramento e aliviar a pressão dentro do cérebro”, conclui o especialista.

Assista ao Glow News Meio-Dia, de segunda a sexta, ao vivo, aqui, no site e no YouTube