Francisco Wanderley Luiz, natural de Santa Catarina, é o dono do carro que explodiu na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira, 13. Uma hora antes da explosão, ele fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional. Ele é o homem que foi encontrado morto em frente ao tribunal depois das explosões.
+Corretor se defende após Bruno Gagliasso acusá-lo de calúnia: “Desviar o foco”
Em seu perfil no Facebook, ele reproduzia teorias conspiratórias anticomunistas como o QAnon, conhecidas na extrema-direita americana. Luiz foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) em 2020 pelo PL, partido atualmente do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele visitou o plenário da Corte em 24 de agosto e ainda publicou uma foto no local.
Francisco Luiz reproduziu no Facebook mensagens que mandou para ele mesmo no WhatsApp. Depois das 22h o Facebook tirou do ar o perfil de Francisco Luiz. Uma das postagens traz uma foto de Francisco sorrindo dentro do plenário do STF, em um dia não identificado. “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas, ou é burrice mesmo. Provérbios 16:18 (A soberba precede a queda)”, escreveu ele abaixo.
Francisco escreveu textos com mensagens que indicam o possível atentado em Brasília em seu perfil. “Pai, Tio França não é terrorista, né? (…) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13. Tem cheio de carniça, igual cachorro quando morre”.
Em outra publicação, ele faz referência à Brasília e a data desta quarta-feira. “Distrito Federal Brasília, 13 novembro 2024. Eu: Francisco Wanderley Luiz, mais conhecido Tio França (ETE x PNEU) ‘Miguel’ Sugiro a vocês uma data especial para iniciar uma revolução. Após este grande acontecimento, vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da república!!! ‘Em espírito estarei na linha de frente com minha espada erguida” DEUS NOS ABENÇOE”, escreveu em uma, mostrando ter calculado o ataque.
“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS SEBOSOS nojentos”, escreveu Francisco, em imagem publicada no Facebook.
“Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”, continuou.
Outro print também divulgado conta com a seguinte mensagem dele: “Bolsonaro e Lula, se vocês amam o Brasil, afastem-se da vida pública!!! Chega de polarização!!! Este é o momento de vocês provarem quem vocês são – o povo é um só povo!!!”.
Em seu perfil do Facebook, Francisco segue diversas páginas de direita, como Movimento Avança Brasil – RS, Espaço Enéas Carneiro, Terça livre – Cursos, Brasil Paralelo, Jornal da Cidade Online, Jair Messias Bolsonaro e Olavo de Carvalho. No X (Twitter), também há o mesmo padrão. Ele declarou ter Ensino Médio incompleto à Justiça Eleitoral, ser casado e ter R$ 263 mil em bens, entre eles quatro veículos e um prédio residencial na área urbana de sua cidade.
Confira os prints:
Segurança de Gusttavo Lima é citado em delação do PCC; saiba se cantor pode ser prejudicado