Rebeca Andrade e Simone Biles nas Olimpíadas de Paris (Reprodução/AFP)

Rebeca Andrade e Simone Biles nas Olimpíadas de Paris (Reprodução/AFP)

Famosos

Documentário mostra que Simone Biles poderia ter tirado ouro de Rebeca Andrade nas Olimpíadas; entenda

Recurso que poderia aumentar nota da norte-americana em 0,1 não foi registrado

Uma nova polêmica envolvendo a final da ginástica feminina na modalidade solo nas Olimpíadas de Paris veio à tona, pondo em xeque o ouro conquistado pela brasileira Rebeca Andrade.

+Juntos! Ex de Deborah Secco, Hugo Moura é flagrado em passeio com nova namorada; veja
+Katy Perry usa sandálias de grande marca brasileira e jornalista revela o que está por trás da escolha

A Netflix está produzindo um documentário sobre Simone Biles, a ginasta mais premiada da história, e cedeu algumas imagens para apoiar o recurso do time dos Estados Unidos para que Jordan Chiles recupere sua medalha de bronze, entregue à romena Ana Maria Barbosu após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitar a apelação da Federação de Ginástica da Romênia.

As cenas do futuro documentário foram obtidas pelo jornal USA Today e mostram um pedido de revisão da nota de Biles na final do solo que nunca foi registrado pela comissão de arbitragem. O recurso em questão tinha o objetivo de aumentar a nota de dificuldade do solo da norte-americana. Se fosse aceito, Biles poderia ter sua nota final aumentada em um décimo, o que já seria suficiente para ultrapassar a brasileira.

No vídeo, Simone Biles pergunta à técnica Cecile Landi se Laurent Landi, também seu técnico, iria pedir recurso para revisar a nota de dificuldade. A mulher responde que o recurso foi pedido, mas depois retorna e diz: “Eles não enviaram o recurso”.

Sem o pedido de revisão, a nota de dificuldade de Biles se manteve em 6,9 pontos. Caso o recurso tivesse sido processado, um de seus saltos ginásticos (split leap) poderia ter aumentado a nota para 7,0 pontos. Como há o prazo de um minuto para registrar o recurso após o anúncio da nota, não é mais possível contestar o resultado.

Simone levou a medalha de prata, somando 14,133 pontos (6,9 de dificuldade, 7,833 de execução e dedução de 0,6 por ter pisado fora do tablado com os dois pés duas vezes). Rebeca Andrade ganhou a medalha de ouro somando 14,166 pontos (5,9 de dificuldade e 8,266 de execução). A diferença entre as duas foi de apenas 0,033.

Nas redes sociais, contudo, Simone Biles optou por evitar a polêmica e ressaltou que Rebeca foi melhor na final do solo. “Sinceramente não é grande coisa para mim, Rebeca teve um solo melhor de qualquer maneira. É chato como o recurso não foi processado, mas não estou brava com os resultados”, disse a ginasta.

10 milhões? Matheus Baldi questiona advogado de influencer indiciada por lavagem de dinheiro

Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!