Felipe Neto e Luana Piovani (Reprodução/montagem Instagram)

Felipe Neto e Luana Piovani (Reprodução/montagem Instagram)

Famosos

De Felipe Neto a Luana Piovani: veja os famosos que se manifestam sobre fim da escala 6×1

Com o assunto dando o que falar na internet, famosos se posicionaram a favor ou contra a proposta. O Glow News lista abaixo alguns deles. Confira!

Um assunto tem provocado muito debate nas redes sociais: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso). Na terça-feira, 12, a PEC atingiu o quórum de assinaturas necessário para tramitar na Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que formalizou a iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador eleito carioca Rick Azevedo (PSOL).

O texto da PEC pretende reduzir a jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 36 horas semanais, com limite de oito horas diárias, o que, na prática, criaria a escala de trabalho de 4×3 no Brasil. A jornada de 44 horas semanais foi instituída em 1943 pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e referendada na Constituição de 1988. Veja perguntas e respostas sobre o tema aqui.

Com o assunto dando o que falar na internet, famosos se posicionaram a favor ou contra a proposta. O Glow News lista abaixo alguns deles. Confira!

Carlinhos Maia – a favor (influenciador e empresário): “Hoje, tenho mais de 120 pessoas que trabalham comigo, de forma direta ou indireta. Uma das coisas que mais faço é dar folga, porque a galera vem trabalhar feliz. […] O povo vem trabalhar querendo trabalhar, sente falta. Mas tem gente que quer escravizar a galera.”

Gil do Vigor – a favor (economista e ex-BBB): “Existe uma curva na economia que fala sobre trabalho e lazer. Todo mundo precisa de lazer para ter produtividade. Se você tira do trabalhador o direito de descansar, de ter lazer, de respirar, de recarregar suas energias, ele não vai conseguir trabalhar na máxima potência.”

Luana Piovani – a favor (atriz): “O Brasil não é um país que oferece muitas oportunidades, a educação está cada vez mais falha. Infelizmente, não estamos conseguindo resolver os nossos problemas.”

Léo Picon – contra (influenciador e empresário): “Eu não sou adepto da escala 6×1 em nenhum dos meus negócios, nem sou herdeiro ou possuo grande fortuna, para deixar isso claro. […] O que sufoca o trabalhador é sustentar o segundo Congresso mais caro do mundo. Isso dá dinheiro e influência para eles fazerem vocês acreditarem no que eles falam.”

MC Binn – a favor (funkeiro): “Dia de folga só servia para dormir. Sei na pele como é. Tem que protestar mesmo. Tem que lutar pelos direitos. O povo está certo.”

Valesca Popozuda – a favor (cantora): “É uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos.”

Flavia Pavanelli choca ao fazer revelação sobre novela e web aponta indireta para Jade Picon