A grande possibilidade de Cesar Tralli deixar o Jornal Hoje e assumir a bancada do Jornal Nacional no começo de 2027, após as eleições de 2026 – que devem marcar a despedida de William Bonner do posto de âncora –, já provoca movimentações intensas nos bastidores da TV Globo. “Articulações e até um certo desconforto já são bem perceptíveis”, me garantiu uma fonte de extrema confiança. Dois profissionais estão entre os mais cotados e não escondem o desejo pelo posto no JH: Marcelo Cosme e Nilson Klava, ambos já participam da escala de substitutos do marido de Ticiane Pinheiro na edição de sábado do telejornal.
Aos 45 anos, Marcelo Cosme tem uma bela trajetória no jornalismo da Globo. Ele começou sua carreira em 1999 na afiliada da emissora no Rio Grande do Sul, a RBS. O jornalista ganhou notoriedade com reportagens incisivas e sua capacidade de lidar com temas complexos, como política e economia, de forma clara e profunda. Em 2010, o profissional teve uma breve passagem pela Band Brasília e, em 2011, assumiu a vaga de repórter da TV Globo e GloboNews em Brasília. Em 2018, assumiu como âncora permanente do jornal Em Pauta. No ano seguinte, também passou a apresentar o Jornal Hoje nos plantões de fim de semana.
Já Nilson Klava, com apenas 29 anos, desponta como um dos nomes mais jovens e promissores do jornalismo da emissora na atualidade. Klava começou sua carreira na TV em 2016, como estagiário na GloboNews. Ao se formar, o seu bom desempenho nos bastidores acabou rendendo o convite para coberturas em Brasília, onde também passou a aparecer no vídeo. Sua precisão e desenvoltura no jornalismo político foram os principais trunfos para ganhar mais espaço e participar de coberturas de grande relevância também na TV aberta, inclusive entrando no rodízio de apresentadores do Jornal Hoje aos finais de semana. Em abril de 2024, ele foi efetivado como titular do Em Ponto, ao lado de Mônica Waldvogel, da GloboNews.
Nos bastidores, as opiniões andam divididas. Uma ala defende que Marcelo Cosme, com mais tempo de casa e experiência consolidada, seja o substituto natural de Tralli. Por outro lado, há quem veja em Nilson Klava uma grande oportunidade de renovação, trazendo uma linguagem mais próxima do público jovem e um tom mais dinâmico para o telejornal. A jovialidade de Klava também gera controvérsia: enquanto alguns acreditam que ele ainda terá tempo para galgar novos degraus na carreira, outros enxergam sua pouca idade como uma vantagem estratégica para a modernização do JH e a oportunidade de fortalecer a conexão do jornalismo da emissora com um público mais jovem.
E para quem não se lembrou dos jornalistas pelos nomes, anexei uma postagem de rede social dos dois competentes profissionais no fim desta publicação.
Façam suas apostas…
Encaminhado, mas não garantido
Ainda nos bastidores, Tralli, conhecido por sua disposição, profissionalismo, vasta experiência em grandes coberturas e tom ponderado, segue como favorito para assumir o posto de Bonner, embora ainda não seja uma unanimidade entre o alto escalão da platinada. Como já havia antecipado para vocês, há quem defenda que Marcio Bonfim, âncora da afiliada da Globo em Pernambuco, como o nome mais adequado para o posto. Chama a atenção o quanto a sucessão no Jornal Nacional não é apenas um tema que desperta interesse dentro do canal, mas também no público e no mercado publicitário, todos querendo saber quem terá a difícil missão de substituir Bonner e ocupar um dos cargos mais prestigiados e influentes do jornalismo brasileiro. Sigo acompanhando.
Ele está de volta
O SBT assinou um acordo internacional para ter os direitos exclusivos da marca Bozo no Brasil. A novidade chega em um momento especial: a comemoração dos 45 anos da estreia do programa Bozo em nosso país, que aconteceu em 1980, na TVS. A primeira participação de Bozo no SBT, após a oficialização do contrato, já está marcada: ele será jurado no programa “Circo do Tiru”, além de aparições especiais em outras atrações da emissora.
Dindin
A parceria do SBT com a Send In The Bozos LLC é resultado de um estudo que demonstra a força da emissora com o público infantil, mas também sua enorme conexão nostálgica com um público mais velho. Diante disso, a ideia é conseguir faturar bastante com o lançamento de diversos produtos oficiais do palhaço. E tem mais: a produção de um programa ou seriado com o personagem já está no radar. Nos bastidores, teve gente torcendo o nariz ao saber dessas novidades. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Até amanhã!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram