Os tutores de cães que tiveram suspeita de envenenamento nas ruas do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, vão prestar depoimento na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) nesta segunda-feira, 10. Desde o começo de maio, mais de 40 animais deram entrada em clínicas veterinárias da região com os mesmos sintomas de intoxicação; pelo menos seis morreram.

Além disso, outra situação de envenenamento de animais também será investigada pela polícia: o ator Cauã Reymond, que teve dois cães envenenados dentro da sua casa, no Joá, vai registrar uma ocorrência do crime. Tutora da cadela Mel, que faleceu no início de maio com suspeita de envenenamento no Jardim Oceânico, a administradora Juliana Salinas, que vai à DPMA com vizinhos que estão com cães internados, disse que surgiram novos casos suspeitos, de acordo com o jornal O Globo.

No último sábado, 08, a Comlurb fez uma limpeza hidráulica com água de reuso e detergente nos locais onde houve as denúncias de envenenamento, no Jardim Oceânico, com quatro caminhões-pipas e duas jateadeiras. “A Comlurb veio aqui e lavou tudo, mas ainda tem caso surgindo. Hoje (ontem), uma tutora que perdeu um cão internou outro”, declarou a administradora.

Após O GLOBO publicar matéria sobre a suspeita de envenenamento de dezenas de cães no Jardim Oceânico, vereadores da cidade prometeram se mobilizar para que o caso seja resolvido. A Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio pediu que a DPMA apure a situação.

A suspeita principal dos moradores é que algum produto tóxico esteja sendo usado em canteiros da região para matar ratos e plantas e provocando a contaminação dos cães de forma acidental. Contudo, outros não descartam a possibilidade de que alguém esteja querendo matar os animais.

Cauã Reymond agradeceu neste domingo, 09, o carinho que vem recebendo do público após contar que seus cachorros foram envenenados ao comerem carne com chumbinho jogada no seu quintal. Romeu, um  rottweiler, não resistiu, e a cadela Shakira continua internada. O artista relatou que suspeitava que o crime teria sido cometido para tentarem assaltar sua casa. De acordo com a assessoria do ator, ele vai denunciar o caso à polícia.

“Fala pessoal, tudo bem? Estou aqui para agradecer o carinho de vocês. Foram muitas as mensagens, fiquei surpreso com a quantidade. Não consigo responder uma a uma, mas estou aqui para agradecer. Muito obrigado pela atenção, pelo cuidado, por tudo”, afirmou o famoso em um vídeo.

Ele aproveitou para retornar o carinho para pessoas que também já perderam seus bichinhos de estimação e falou sobre o estado de saúde de Shakira. “Mando também aí uma energia positiva, muito carinho, desejo tudo de bom para as famílias e pessoas que também perderam seus bichinhos. É muita maldade isso. Para quem quiser saber da Shakira, minha cachorrinha, ela está se recuperando, mas ainda está internada. Então vamos fazer um pensamento positivo para ela sair dessa”.

A Secretaria municipal de Proteção e Defesa dos Animais está seguindo os casos e destaca que as pessoas podem fazer denúncias na central de atendimento do 1746 ou através do site www.1746.rio.