José Luiz Datena (Reprodução/Band)

Televisão

Band decide futuro de Datena na emissora após derrota nas eleições

Mesmo com contrato de dois anos, emissora definiu que o comunicador não volta ao Brasil Urgente

Datena está fora do Brasil Urgente! De acordo com informações da revista Veja e do portal Notícias da TV, o apresentador se reuniu com o presidente da Band, Johnny Saad, nesta terça-feira, 29, e ficou decidido que o comunicador deixa o comando do programa policial que apresentou por mais de 20 anos.

+Ex-affair de Neymar ganha homenagem de Bruna Biancardi
+Look de Raquel Brito em ‘A Fazenda 16’ vira fantasia de Halloween e viraliza

Com contrato firmado até novembro, José Luiz Datena deixou a emissora em junho para ser candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, acabando por ter uma redução de cerca de 80% em seu salário. Contudo, antes de sair, ele acertou um novo contrato de dois anos, cuja vigência começa em dezembro.

Na reunião, ficou acertado que Datena definitivamente não volta ao Brasil Urgente, o que já era um desejo seu após relatar receber ameaças de supostos bandidos e se queixar de cansaço. O programa seguirá com o comando de seu filho, Joel Datena. Contudo, o ex-candidato e a emissora devem se reunir novamente em janeiro para conversar sobre um possível novo programa, provavelmente de entretenimento.

A campanha de Datena pela prefeitura de São Paulo, marcada por uma cadeirada desferida contra Pablo Marçal no debate da TV Cultura, terminou com ele em 5º lugar, com menos de 2% dos votos, e também contribuiu para o afastamento dele do programa policial. O episódio teria manchado a reputação do comunicador e gerado certa resistência a ele na Band, com grupos defendendo que ele não deveria mais voltar ao telejornal.

O Brasil Urgente, que cumpre a função de alavancar a audiência para o Jornal da Band, perdeu audiência nas primeiras semanas sem Datena, mas estabilizou com Joel Datena em uma marca média de 3 pontos na Grande São Paulo. O índice ainda é um pouco inferior ao conquistado pelo comunicador nos últimos 20 anos, mas já é o suficiente para disputar (e vencer) o terceiro lugar na Kantar Ibope com o SBT.

Datena começou como apresentador de telejornal no Cidade Alerta, da Record, em 1998. Em 2002, ele comandou o Repórter Cidadão na RedeTV!, mas foi contratado pela Band no ano seguinte, já apresentando o Brasil Urgente, onde ficou até 2011.

Ele migrou novamente para a Record por alguns meses, mas voltou ao telejornal policial no mesmo ano, permanecendo até 28 de junho deste ano.