A ex-apresentadora do Sport TV Janaína Xavier, de 46 anos, comentou sobre a declaração de que teria perdido espaço no canal por ser “muito bonita”. A fala teve uma repercussão bastante negativa e a comunicadora se manifestou em entrevista para o site F5, da Folha de S. Paulo.
+Atleta da Seleção Brasileira pode estar em ‘A Fazenda 16’; saiba tudo
+Record nega rumores de que Dudu Camargo estaria em ‘A Fazenda 16’, diz jornalista
Janaína alegou que muitas das críticas que recebeu vieram de pessoas que não viram sua entrevista completa, apenas recortes. “Lamento a alienação das pessoas que assistem a cortes e criticam sem ouvir o todo, e o pior disso são os que se dizem jornalistas e publicam manchetes mentirosas e irresponsáveis”, declarou.
A apresentadora ainda esclareceu que não perdeu seu emprego por conta da beleza e contou o verdadeiro motivo: “Depois da minha licença-maternidade, a minha vaga havia sido ocupada em definitivo. Eles não tinham aonde me encaixar e decidiu-se pela demissão”, expôs ela.
Porém, Janaína Xavier afirma que não se arrepende da fala sobre meritocracia que, em sua visão, tem sido deixada em segundo plano em relação à diversidade quando se trata de trabalho: “E repito: hoje em dia, raça, sexualidade e posicionamento político são, sim, avaliados de forma prioritária na maioria dos RHs desse país. Serei sempre defensora da meritocracia e dos cargos conquistados pela eficiência e não pelas características físicas, sejam elas quais forem”.
Entenda a polêmica
As críticas direcionadas à Janaína Xavier vieram após a comunicadora dar a seguinte declaração:
“Durante muito tempo, tinha aquela coisa que, se a mulher tivesse os atributos de uma mulher bela, ela teria uma certa vantagem para entrar na televisão, também no jornalismo, mas eu peguei o oposto disso na reta final. Teve um certo momento que eu tava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’, porque, aí, tinha coisa de ter que inserir a menina mais cheinha. Cada um vê beleza de uma forma, gente. Não tô dizendo aqui que a mais cheinha não é bonita, tô falando da visão deles”.