Após algumas agências de imprensa, incluindo a AFP, a Reuters, a Getty Images e a Associated Press decidirem cancelar a publicação e a distribuição da foto polêmica de Kate Middleton na noite deste domingo, 10, após perceberem que ela tinha sido adulterada, a princesa de Gales decidiu se manifestar sobre a imagem que virou assunto na web.
Nesta segunda-feira, 11, Kate pediu desculpas pela divulgação de uma foto suspeita de passar por “manipulação digital”. O Palácio de Kensington havia publicado ‘a primeira foto oficial’ dela desde sua cirurgia, em janeiro.
“Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Gostaria de expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem tenha causado. Espero que todos que comemoram tenham tido um feliz Dia das Mães”, disse ela, em uma publicação nas redes sociais.
Kate passou por uma cirurgia abdominal e ficou duas semanas internada após o procedimento, sumindo dos holofotes e gerando diversas especulações do que teria acontecido com ela. Com a imagem deste domingo, o palácio aparentemente esperava pôr fim às dúvidas.
A agência A AP foi a primeira a emitir um “kill notice”, termo da indústria usado para fazer uma retratação. Uma tal notificação é considerada um “pesadelo” para profissionais de relações-públicas e um golpe na credibilidade de qualquer fonte.
“Observando mais de perto, parece que a fonte manipulou a imagem. Nenhuma foto substituta será enviada”, destacou a AP, que foi seguida pela Reuters, “após uma revisão pós-publicação“, e pela AFP, que divulgou um “kill notice” mandatório. A Getty Images também fez uma retratação sobre a imagem.
O primeiro detalhe que despertou a desconfiança das agências foi uma “inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte”, afirmou a BBC.
Na imagem, a esposa do príncipe William aparece com seus três filhos: o príncipe George, o príncipe Louis e a princesa Charlotte, em uma foto tirada pelo príncipe William, de acordo com o palácio.
“Obrigada pelos votos gentis e apoio nos últimos dois meses. Desejamos a todos um Feliz Dia das Mães”, disse a princesa de Gales, assinando a mensagem com um “C” para Catherine (neste domingo, 10, foi comemorada a data no Reino Unido).
Like many amateur photographers, I do occasionally experiment with editing. I wanted to express my apologies for any confusion the family photograph we shared yesterday caused. I hope everyone celebrating had a very happy Mother’s Day. C
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 11, 2024