Na tarde desta sexta-feira, 9, um avião caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. O modelo, um ATR-72 da empresa VoePass (antiga Passaredo), tem capacidade para 68 passageiros, mas apenas 58 embarcaram. Além deles, havia quatro integrantes da tripulação. Segundo a prefeitura de Valinhos, não houve sobreviventes.
+Theo Becker, o primeiro vilão de ‘A Fazenda’, processa Record e pede indenização milionária; saiba o valor
+Atitude de namorado da Sandy, Pedro Andrade, em aniversário de Preta Gil divide opiniões
O avião ia de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão socorrendo os possíveis feridos, que estão sendo encaminhados para os hospitais de Vinhedo e Valinhos. Sete equipes estão empenhadas no resgate.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a queda ocorreu às 13h25 na rua Edueta, na altura do número 2.500. O local é próximo da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
Há 11 dias, o youtuber de viagem Lucas Estevam, do blog Estevam Pelo Mundo, contou em seu canal do Youtube sobre a experiência de viajar no modelo ATR-72 da Voepass. Nesta sexta-feira, em seu perfil no Instagram, ele contou que está em choque com a notícia.
“O perigo de voar no ATR 72 da VOEPASS – antiga PASSAREDO – é seguro ou perigoso?” foi o vídeo publicado por Lucas Estevam há 11 dias. O youtuber saiu de Ribeirão Preto com destino a São Paulo. “Vou mostrar para vocês como é voar pela VoePass, antiga Passaredo, ou Passamedo”.
O youtuber contou que a empresa já opera há 29 anos e é a empresa aérea mais antiga do país, especializada em viagens regionais, com trechos mais curtos e voos menores.
O voo de Lucas tinha capacidade para 72 passageiros e contava com 4 tripulantes, sendo dois pilotos e duas comissárias. Em determinado momento, ele conversou com uma das aeromoças perguntando se era seguro voar na aeronave, e ela garantiu que sim.
Porém, Lucas chamou a atenção para a manutenção das aeronaves e o envelhecimento da frota, considerando o tempo de operação da companhia aérea, que poderiam impactar na segurança da viagem. O youtuber ainda destacou que o modelo de avião não faz voos com mais de duas horas de duração.