Fim de uma era! O apresentador José Luiz Datena, de 67 anos, não faz mais parte do quadro de funcionários da Band. Segundo o colunista Flávio Ricco, a emissora divulgou uma nota oficializando a saída do comunicador, após mais de 20 anos prestando serviços ao canal.
A Band confirmou o fim do contrato com Datena nesta quinta-feira, 28. A data final do acordo entre a emissora e o veterano é 30 de novembro, próximo sábado.
“Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência, durante anos, o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos”, dizia o comunicado.
De aposta na política a uma carreira longa na TV, a reportagem do Glow News faz um resumo sobre a vida de Datena até sua saída da Band. Confira!
Qual era o salário do Datena na Band?
Estima-se que Datena recebia cerca de R$ 600 mil mensais na Band. Em momentos anteriores, ele já revelou em entrevistas que chegou a receber mais de R$ 1 milhão por mês.
Segundo a coluna do Terra, quando começou a considerar uma possível candidatura, o apresentador propôs uma redução de 70% no seu salário para evitar que a remuneração fosse vista como parte de uma estratégia política.
Filho substituto
Desde o início da agenda política de Datena, em outubro deste ano, quem tem apresentado o Brasil Urgente na Band é Joel Datena, filho do apresentador. No dia 30 de outubro, a Band, em nota enviada à imprensa, informou que Datena deixou o programa em comum acordo.
“A Band tem um enorme carinho pelo apresentador José Luiz Datena e reforça os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos. Em comum acordo, o comunicador deixa a apresentação do Brasil Urgente, atração que comandou com maestria e grande audiência, e que agora segue com seu filho Joel Datena. Para 2025, a emissora já discute com José Luiz Datena a criação de projetos no entretenimento, área em que ele já atuou com sucesso”, diz o comunicado.
Joel Datena nasceu em Ribeirão Preto, no dia 13 de julho de 1977. Além de jornalista, ele é formado em zootecnia e pós-graduado em pescaria.
O herdeiro de Datena começou na TV com o Coração de Pescador, programa focado em pesca, seu hobby favorito. Após uma conversa com Faustão, decidiu seguir o mesmo caminho que o pai, José Luiz Datena, e apostou no jornalismo.
Na Band, Joel apresentou o Bora SP, noticiário que ia ao ar logo pela manhã, apenas na capital paulista, e seguia no ar por horas seguidas com o Bora Brasil. Em 2022, o telejornal local chegou ao fim para dar espaço à programação religiosa, e o âncora seguiu apenas com a versão nacional do noticiário.
Aposta na política
Datena se filiou ao PSDB para tentar disputar o cargo de prefeito de São Paulo nas eleições de 2024, mas terminou com pouco mais de 1,84% dos votos. A relação do comunicador com a política não é recente. Ao longo dos anos, ele sempre flertou com a ideia de entrar para o cenário público. Em várias entrevistas, o apresentador chegou a afirmar que recebia convites de partidos políticos, mas nunca havia aceitado oficialmente. Contudo, sua constante crítica à situação do país, especialmente em questões de segurança, pavimentou o caminho para uma eventual candidatura.
Em 2018, Datena chegou a anunciar sua candidatura ao Senado pelo estado de São Paulo, mas desistiu antes do pleito e voltou a apresentar o Brasil Urgente. No retorno ao programa, o candidato afirmou ser a segunda vez que se propôs a ajudar o país, mas não era o momento ideal.
Carreira
José Luiz Datena, mais conhecido como Datena, é uma figura amplamente reconhecida pelo público brasileiro, especialmente pelos anos à frente de programas policiais na televisão. Nascido em Ribeirão Preto, São Paulo, ele se consolidou como uma das vozes mais presentes nas pautas de segurança pública e jornalismo investigativo.
Datena começou sua carreira no jornalismo ainda jovem, na rádio. Na década de 1980, ele se destacou como repórter esportivo e, posteriormente, migrou para a televisão, onde encontrou um novo palco para seu estilo direto, considerado por alguns como polêmico. Foi na TV que o apresentador se notabilizou pelo comando de programas policiais, ganhando notoriedade pelo país.
Na Bandeirantes, foi o rosto do Brasil Urgente, um dos programas de maior audiência da emissora. Com um estilo crítico e inflamado, ele abordava questões de violência urbana, cobrava autoridades e estabelecia uma relação direta com o público, que via no apresentador alguém que compartilhava de suas indignações.
Além do Brasil Urgente, Datena também comandou outros programas de grande audiência e fez participações em coberturas especiais de eventos esportivos e eleições.
DNA e ‘Quarta Filha do Neymar’? Novas revelações e os bastidores do polêmico teste feito por jogador
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!