Nesta quinta-feira, 28, Ananda se pronunciou sobre os ataques racistas que sofreu de Ana Paula Minerato. A cantora do grupo Melanina Carioca foi chamada de ‘neguinha’ e de ‘cabelo duro’ pela ex-musa da Gaviões da Fiel e emitiu um boletim de ocorrência. Em seu perfil no Instagram, ela fez um longo desabafo sobre o assunto.
+Vazam nudes de Simaria e assessoria se pronuncia
+Noivos viralizam ao casar em heliponto durante o nascer do sol
“Foi muito difícil fazer esse pronunciamento, mas resolvi fazê-lo trazendo uma dose de letramento racial e um pouco da minha história. O que não podemos mais é aceitar que atitudes racistas fiquem impunes. Racistas não passarão! Quero justiça e destinarei o valor da indenização para projetos de educação antirracista e de gênero”, escreveu ela no Instagram.
“Fui atingida pelos meus traços africanos. Ela fala sobre minha família, meus pais, minhas ias, meu grupo. Foram palavras racistas que foram direcionadas a mim, e quem é uma pessoa racista, cometeu um crime. Ela fez um pedido de desculpas, mas ela cometeu um crime. E isso tem que ser visto como um crime, dando a seriedade que o assunto tem”, continuou.
Ananda ainda falou sobre comentários que questionavam sua negritude. “Existe essa questão de eu ser vista dessa forma por conta dos meus traços negroides, mas há essa confusão porque tenho a pele muito clara. Como isso se encaixa? ‘Ela é muito branca para ser preta, mas também é muito preta para ser branca. Isso entra outro assunto, que eu não vou falar agora, porque eu ainda não tenho o letramento correto para falar sobre isso. Aí a gente vai falar com especialistas, vai discorrer sobre isso com os especialistas, né, que são os pardos de pele clara, onde eu me encaixo por ter traços negroides, mas ser uma pessoa de pele branca”, explicou.
A artista explicou que está fazendo letramentos raciais para entender melhor as questões sobre sua pele e traços, admitindo que a confusão começou em sua infância.
Ananda chegou a se pronunciar logo após a repercussão das falas. “Insegura. Bonita por fora, mas feia por dentro”, disse. E completou: “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai quer aguentar. Não foi mulher para falar?”, afirmou a cantora.
O grupo Melanina Carioca, do qual Ananda faz parte, também se manifestou por nota. “Deixamos claro que o Melanina Carioca e todos os seus integrantes são contra qualquer ato de racismo e repudiam com veemência atitudes como as que foram divulgadas. O racismo não tem espaço em nossa música, em nosso movimento ou em nossa sociedade. A Ananda, que soube do ocorrido pelas redes sociais, após o áudio ser exposto, está recebendo o apoio e o carinho de todos nós, e, principalmente, da comunidade negra que luta por respeito e igualdade”, diz parte do texto.
Após a repercussão, Ana Paula Minerato perdeu seu contrato na Band FM e foi desligada da Gaviões da Fiel. A influenciadora desabilitou os comentários se seus posts mais recentes e se pronunciou em vídeo, afirmando que viveu um relacionamento tóxico com KT Gomez e alegando que ele colocava Ananda contra ela com o intuito de fazê-la dizer comentários maldosos.
Procurada pelo portal Glow News, Ana Paula Minerato não retornou a solicitação de contato.
DNA e ‘Quarta Filha do Neymar’? Novas revelações e os bastidores do polêmico teste feito por jogador
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!