Parece que a situação não está nada boa no SBT. Nesta quinta-feira, 14, a emissora de Silvio Santos realizou mais um processo de demissões como parte de um esforço para evitar um rombo financeiro estimado em R$ 100 milhões para 2024. O corte, que atingirá todas as áreas do canal, pode resultar na demissão de até 400 pessoas, cerca de 20% da folha de pagamento.
Ao portal Notícias da TV, o SBT confirmou as demissões, mas não especificou a quantidade de desligamentos. Em um comunicado oficial, a emissora explicou que as mudanças fazem parte de uma reestruturação no modelo operacional, com foco em tornar os processos mais ágeis e competitivos. O SBT também ressaltou que essas ações visam alinhar a empresa às diretrizes do Grupo Silvio Santos e ao cenário desafiador que afeta o mercado de mídia global.
Outra decisão da emissora que também gerou repercussão foi o fim do SBT News, que deixou de ser exibido a partir da madrugada de quinta-feira, 14. O telejornal, que não alcançava boa audiência, teve uma despedida marcada pelo agradecimento do âncora Marcelo Casagrande à equipe e aos telespectadores.
Ao longo deste ano, a emissora também já havia realizado cortes significativos, que reduziram em 20% seus custos operacionais. A meta é economizar cerca de R$ 20 milhões até o final do ano, sem contar as demissões.
Crise
Vale lembrar que a crise financeira do SBT não é recente. De acordo com o Notícias da TV, a emissora já enfrentava uma previsão de prejuízo considerável devido a investimentos em novos programas que não atingiram as expectativas de audiência, além da queda nas receitas publicitárias. O processo de demissões começou em agosto e é visto como uma tentativa de reduzir o rombo previsto para 2024, além de ajustar a estrutura da empresa para 2025.
Nova estrutura organizacional
Na segunda-feira, 11, o SBT divulgou sua nova estrutura organizacional. Daniela Beyruti, filha número 3 de Silvio Santos, que havia assumido o comando da empresa em abril de 2023 como vice-presidente, passou a ser oficialmente a presidente. Ao lado dela, estarão dois “super-executivos” (Fernando Justus Fischer e Marcello Sassatani) e, abaixo deles, três superintendentes, que vão liderar um grupo de diretores. No organograma, só existiam a vice-presidência e diretorias em níveis variados.
Beyruti já era considerada presidente; Fernando Fischer já assinava como diretor executivo de operações, agora chamado de COO (Chief Operating Officer, ou diretor de operações); e Marcelo Sassatani, que era diretor financeiro, passa a ser CFO (Chief Financial Officer, ou diretor financeiro).
Segundo comunicado do canal, Daniela e Fischer “irão liderar uma nova estrutura formada por três superintendências, que irão englobar os diferentes departamentos da empresa, com o foco na promoção da excelência de resultados e experiência com os espectadores, clientes e parceiros”.
As três superintendências foram intituladas como Criação & Produção de Conteúdo, Negócios & Comercialização, e Distribuição, Tecnologia & Serviços. Leon Abravanel, diretor de Produção, assumiu a primeira superintendência. Sob sua liderança, ficaram Mauro Lissoni, diretor de programação recém-contratado, e Carol Gazal, diretora de produções.
Vicente Varela, que anteriormente atuava como diretor de Operações Comerciais e Inteligência de Mercado, passou a liderar a superintendência de Negócios & Comercialização. Ele vai comandar as equipes de Operações Comerciais, Inteligência de Mercado, CRM e Dados, Experiência do Cliente, Marketing e Licenciamento, Assessoria de Comunicação, Produtos, Transformação Digital de Negócios e Licenciamento.
O engenheiro Alfonso Aurin, que ficou 21 anos afastado do SBT, será o superintendente de Distribuição, Tecnologia & Serviços, que engloba as áreas de Tecnologia e Operações, Edição, Fábrica de Cenários, Cenografia, TI, Transformação Digital Tech, Desenvolvimento de Software e Infraestrutura.
Quem é Daniela Beyruti?
Daniela Beyruti, de 48 anos, é a filha mais velha do casamento de Silvio Santos com Iris Abravanel. Ela é formada em comunicação social pela Liberty University, nos EUA.
Desde 2000, Beyruti participa ativamente dos negócios do pai. Foi diretora-executiva do SBT entre 2008 e 2010, e diretora artística de 2010 a 2015, além de ter participado da contratação de Roberto Justus, Eliana e Roberto Cabrini, entre outras estrelas. A partir de 2015, fez parte do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos.
Em entrevista ao programa “De Frente com Gabi”, em 2011, Daniela afirmou que nunca foi cobrada pelos pais para trabalhar no SBT. “Não, de jeito nenhum. Entrar no SBT fazia parte das nossas conversas quando nos reuníamos na mesa da família. A gente conversava bastante, mas nunca houve pressão. Meus pais sempre deixaram a gente bem livre para fazer o que quisesse da vida”, destacou na ocasião.
Daniela Beyruti é casada com o empresário Marcelo Beyruti desde abril de 2002. O casal tem três filhos: Gabriel, nascido em 19 de março de 2012; Manuela, nascida em 6 de novembro de 2013; e Lucas, nascido em 20 de novembro de 2017.