Após um período mais afastado do noticiário do mundo das celebridades, nesta semana, o cantor Lucas Lucco voltou a ser notícia na mídia após usar as caixinhas de perguntas do Instagram para detalhar o encerramento de um importante contrato de trabalho. Durante os relatos, ele, inclusive, acabou levantando graves acusações contra a famosa rede de academias com quem mantinha vínculo.

O artista contou que entrou em depressão após o fim do acordo de trabalho com a rede de academias SkyFit. Diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), o sertanejo já disse, em entrevistas e na internet, que conta com o auxílio de uma equipe médica no seu processo de cuidado com sua saúde mental.

Segundo o cantor, em 2021, ele iniciou uma parceria de trabalho com a Skyfit depois de uma conversa com os sócios da rede de academias, Everton Carvalho e Bruno Berardo. Segundo o ex-ator da Globo, teria sido prometido que, no futuro, ele também se tornaria sócio do empreendimento. Porém, após os dois anos de contrato de uso de sua imagem, Lucco reclama que a promessa não foi cumprida.

Em contato com a assessoria da SkyFit, fui direcionado para conversar com o advogado Fabio Figueiredo que é o responsável por acompanhar o caso. O profissional afirma que o acordo com o famoso sempre foi apenas para sessão de direito de imagem e que todos os valores já foram devidamente quitados. “Celebramos um contrato com o Lucas, no qual ficou claro que o acordo envolveria apenas a contratação de serviços para a promoção, comercialização e utilização da marca. Jamais lhe foi prometido sociedade e o contrato foi expresso nesse sentido”, enfatiza o especialista.

O sertanejo também contesta que, na reta final do contrato, os sócios da empresa teriam deixado de responder suas mensagens. Porém, o advogado garante que “ele nunca deixou de ser respondido. Na verdade, ocorria o contrário, ou seja, ele que demorava para responder, inclusive admitiu isso em um de seus posts recentes”.

Dr. Fabio ainda pontua que Lucco passou a demonstrar dificuldade no cumprimento dos prazos nas entregas de determinados conteúdos de publicidade que estavam combinados.

“Derrapada” ou estratégia?

Segundo Dr. Fabio Figueiredo, a rescisão do contrato de uso de imagem foi assinada de forma amigável entre Lucas Lucco e os sócios da SkyFit, em fevereiro deste ano – retroativa a dezembro de 2023.

Até então, o cantor nunca havia informado detalhes sobre o caso em entrevistas ou na internet. Porém, depois alguns meses, o sertanejo acabou respondendo, nesta semana, algumas perguntas sobre o fim da parceria de trabalho. Porém, as explicações vieram carregadas de sérias acusações e muitos veículos de comunicação acabaram repercutindo as denúncias. Os relatos feitos pelo famoso também viraram assunto em diversas páginas e portais na internet.

O advogado da SkyFit avalia que causou estranhamento, o fato de que, “nas vésperas de anunciar em suas redes sociais uma nova parceria com outra rede de academias, ele decidiu trazer essa narrativa de acusações inverídicas e dar toda essa visibilidade para o próprio perfil”.

Diante da observação, questionei alguns especialistas se essas declarações poderiam ser encaradas como uma “jogada de marketing”. Na avaliação dessas fontes, não há mal em usar um desabafo pessoal e a emoção como estratégia para gerar notícia e, claro, de forma orgânica aumentar o engajamento para anunciar um novo projeto de trabalho, porém, a única ressalva é de que por envolver a relação comercial dele com uma outra marca o cantor corre risco de ter cometido uma “derrapada” do ponto de vista jurídico, a depender do que prevê os termos do contrato que ele tinha.

Questionado sobre o tema, o advogado da rede de academias nos respondeu dizendo que o cantor não está respeitando a cláusula de sigilo das informações e dos detalhes do contrato que ele assinou. Segundo Dr. Fabio, o artista foi notificado extrajudicialmente para que fosse dada à empresa a oportunidade de retratação, mas que o comunicado não foi bem recebido pelo artista que, em seus stories, teria reagido mostrando o dedo do meio e disparado: “Grande bosta”.

Dr. Fabio Figueiredo ainda avalia que possui provas substanciais e que, nos próximos dias, a rede de academias irá ingressar com duas ações judiciais contra Lucas Lucco. “A primeira ação tem a intenção de que a justiça determine que ele interrompa imediatamente essas postagens caluniosas e nos dê direito de retratação. Na segunda, vamos buscar a reparação por todos os danos que ele vem causando com essas declarações caluniosas, vamos apurar o valor de todo o prejuízo material e moral e o impacto nos negócios dos nossos franqueados”, revela o advogado.

Questionado pelo G1 sobre qual valor do prejuízo com a parceria, o sertanejo disse não saber informar. A assessoria do artista teria informado ao portal da Globo que o único valor recebido pelo artista foi R$ 250 mil pelo uso de imagem. Essa informação também foi contestada pelo advogado da rede de academias. “Só nos últimos seis meses de contrato a SKyFit pagou R$ 1.293.762,90 ao Lucas Lucco através de transferências bancárias e que temos os comprovantes”, garantiu Dr. Fabio Figueiredo.

Na manhã desta quinta-feira, dia 31, também conversei com a assessoria de imprensa de Lucas Lucco sobre possíveis provas dos relatos feitos por ele. A equipe prontamente se colocou à disposição e me informaram que o cantor está retornando de viagem da Europa, mas que tentariam contato com ele.  No começo da tarde, eles retornaram e disseram que o cantor agradece por ter sido procurado e que já falou tudo o que podia. O artista ainda acrescentou que foi mais uma maneira de desabafar depois de tantos meses calado.