O motoboy Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, foi condenado a 285 anos de prisão pelo assassinato de sete mulheres e pelo estupro de mais de uma dezena. Ele deve ser solto em 2028, quando vai cumprir 30 anos na cadeia, que é o tempo máximo de encarceramento permitido pela lei na época em que foi julgado.
+Gerard Piqué abre o jogo sobre fim do casamento com Shakira após rumores de traição
Edilson Mougenot Bonfim, que é o promotor que o acusou no Tribunal do Júri, afirmou que acredita que ele vai voltar a matar outras mulheres caso seja solto. “Francisco é psicopata. Não existe, na medicina mundial, remédio, tratamento ou cirurgia que possa curá-lo”, declarou o promotor em entrevista ao GLOBO.
Atualmente, Bonfim é autor do livro “O julgamento de um serial killer: o caso do Maníaco do Parque”, onde expõe detalhes de como aconteceu a condenação de um dos criminosos mais notórios do Brasil.
Ele, que é também fundador da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais (EAECC), defende a implementação da prisão perpétua no Brasil para casos como o do Maníaco do Parque. “Das dez nações mais ricas do mundo, apenas o Brasil não possui esse tipo de sentença”, ressalta.
Sobre a possível liberdade de Francisco, o promotor opinou: “A liberdade dele representa um enorme risco. Tanto faz se ele sairá com ou sem progressão de regime. Ele será um perigo para a sociedade em qualquer circunstância. Tenha certeza: o Francisco corre sério risco de cometer novos delitos tão logo saia da penitenciária. Só em um sonho maluco e fantasioso alguém poderia acreditar que esse assassino poderia se reabilitar com progressão de pena. Que ilusão absurda!”.
“A psiquiatria mundial é unânime ao afirmar que indivíduos como ele não respondem a nenhum tipo de tratamento. Não existe remédio ou terapia eficaz para casos como o de Francisco. Ele continuará sendo uma ameaça enquanto estiver vivo. É por isso que defendo que ele permaneça preso para sempre, tanto para proteger a sociedade quanto a ele mesmo. Veja o que aconteceu com o Bandido da Luz Vermelha e o Pedrinho Matador: ambos foram assassinados após ganharem a liberdade”, completou.
Ele também falou se o Maníaco do Parque pode sair da prisão sem realizar exames criminológicos. “Somente um psiquiatra completamente irresponsável assinaria um laudo atestando ao juiz da execução da pena que Francisco de Assis está apto a viver em liberdade. Estamos falando de um serial killer com transtorno de personalidade antissocial, o nome moderno para a antiga psicopatia. Não há remédio, tratamento ou cirurgia. Ele é imutável. Infelizmente, Francisco morrerá da mesma forma que sempre viveu: como um indivíduo de periculosidade latente”, disparou.
O promotor ressaltou que acredita que Francisco pode voltar a matar outras mulheres: “Ele tem uma predisposição para matar mulheres. Na penitenciária, está confinado com homens, o que impede que cometa feminicídio nesse ambiente. No entanto, assim que sair, ele inevitavelmente terá contato com mulheres, o que pode reativar sua personalidade homicida. Repito: ele não está curado nem redimido”.
Saiba quem são os famosos padrinhos do casamento luxuoso de Isis Valverde e Marcus Buaiz
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!