Leonardo (Reprodução/Instagram)

Leonardo (Reprodução/Instagram)

Famosos

Leonardo vai parar na “lista suja” do trabalho escravo e se pronuncia

Fiscalização na Fazenda Talismã identificou que trabalhadores foram submetidos a condições análogas à escravidão

Nesta segunda-feira, 7, o nome de Leonardo foi incluído na “lista suja” do trabalho escravo divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho. O cantor faz parte das 176 pessoas que foram adicionadas na lista, que agora conta com 727 nomes de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravidão.

+Nome de Virginia Fonseca vai parar no Serasa; saiba o motivo
+Em meio a rumores de affair, Yasmin Brunet e influenciadora saem para jantar em viagem pela Bahia

O nome do sertanejo foi parar na lista após uma fiscalização de técnicos do MTE na Fazenda Talismã, em Jussara (GO), em novembro de 2023. A propriedade é mantida e gerida por Leonardo e é avaliada em R$ 60 milhões.

Na fiscalização, seis pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontradas em “condições degradantes”, em situação que configura “escravidão contemporânea” de acordo com o ministério.

Os funcionários passavam a noite em uma casa abandonada sem água potável e sem banheiro, com camas improvisadas feitas com tábuas de madeira e galões de agrotóxicos. No relatório do MTE, também expõe que o lugar estava tomado por insetos e morcegos, além de exalar um “odor forte e fétido”.

Leonardo se pronuncia

A assessoria do cantor conversou com o jornal O Globo e informou que o ocorrido em uma área arrendada da propriedade e que a responsabilização foi direcionada aos arrendatários. “Essas terras estavam arrendadas para um produtor de soja. Tudo foi julgado. Leonardo, inclusive, pagou uma multa”, diz a assessoria, que também garantiu que os trabalhadores foram indenizados.

O artista inclusive deve entrar com uma ação para esclarecer o motivo da inclusão de seu nome na “lista suja”. “Ele não faria nada errado. Leonardo não foge da Justiça. Parece que houve um lapso na memória dos advogados”, ressaltou a equipe do cantor.

A Fazenda Talismã, em Jussara, no interior de Goiás, fica a cerca de 220 km da capital Goiânia e possui cerca de mil hectares, onde há criações de cavalo e gado. Uma grande estrutura de lazer também está disponível para a família e amigos,  com quadras de vôlei e um lago que circunda a casa principal da família, onde é possível andar de jet-ski.

Fazenda Talismã, do cantor Leonardo (Reprodução YouTube)

Fazenda Talismã, do cantor Leonardo (Reprodução YouTube)

 

Fazenda Talismã, do cantor Leonardo (Reprodução/YouTube)

Fazenda Talismã, do cantor Leonardo (Reprodução/YouTube)

A criação de bovinos é uma das atividades econômicas que mais teve seus empregadores na “lista suja” do trabalho escravo, com 17 nomes inclusos. Outras atividades são a produção de carvão vegetal (22 empregadores), a extração de minerais (14) e o cultivo de café e a construção civil, com 11 empregadores cada, de acordo com informações do MTE.

Caso polêmico dos irmãos Menendez: Advogado explica como seria julgamento no Brasil