No último domingo, 6, o ator Silvero Pereira, 42 anos, usou as redes sociais para contar que fez uma verdadeira mudança em sua rotina após receber o diagnóstico de hipertensão arterial. Em um vídeo publicado no Instagram, ele disse que vai fazer uma reeducação alimentar, além de incluir exercícios físicos em sua rotina. Silvero ainda revelou que precisa eliminar quatro quilos em 20 dias, focando na saúde, e não na estética.
+Saiba quem é a filha de Regina Volpato, responsável pela apresentadora deixar o SBT
“É fato que não existe um corpo ideal; o importante é você se sentir à vontade consigo mesmo e, principalmente, cuidar da sua saúde. Em 2017, eu fiz uma reeducação alimentar e, por meio de exercícios, consegui chegar nesse corpo”, narrou ele, enquanto mostrava cliques antigos de quando tinha o abdômen sarado.
“E tudo isso foi apenas com uma reeducação alimentar e os cuidados da Fernanda Moreira, que é a minha nutricionista em Fortaleza. Agora, com 42 anos, fui diagnosticado como hipertenso. Isso acontece com um a cada quatro brasileiros. Estou um pouco acima do meu peso e, além disso, existe uma questão genética também”, contou.
“Então, recorri novamente à minha nutricionista. Já fizemos a impedância e procuramos identificar exatamente todos os pontos para tentarmos chegar de novo nesse corpo que eu tinha em 2017. Fizemos todas as medidas, localizando exatamente onde estão todas as gordurinhas localizadas que precisamos queimar.”
“Uma dieta principalmente regrada na reeducação alimentar, que tipos de alimentos vão me fazer bem, e exercícios diários para fortalecer e, principalmente, conseguir manter a minha saúde em dia, para que eu me sinta à vontade comigo mesmo”, completou o artista.
Ver esta publicação no Instagram
Para entender o diagnóstico que levou Silvero Pereira a fazer mudanças em sua rotina, a reportagem do Glow News procurou o Dr. Elcio Pires Junior, cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que explicou tudo sobre hipertensão arterial.
“A hipertensão tem como principal causa os maus hábitos. Além disso, o histórico familiar é um dos primeiros fatores de risco para a doença. Em seguida, vêm o avanço da idade, a obesidade e o sobrepeso, assim como o sedentarismo, tabagismo, alto consumo de sal, gorduras e açúcares, e outras doenças, quando não tratadas”, destaca o profissional.
Segundo o médico, estar acima do peso faz com que o pâncreas trabalhe mais, podendo levar à resistência insulínica e ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. “Tanto o diabetes quanto a obesidade podem causar hipertensão, o que aumenta as chances de infarto do miocárdio. O paciente que tem diabetes deve sempre manter a consulta com o cardiologista em dia, pois os sinais de infarto podem ser atípicos. Em apenas 30% dos casos de infarto em diabéticos, os pacientes sentem tontura e dificuldades para respirar”, diz.
Para Elcio Pires Junior, a melhor maneira de se prevenir contra a hipertensão é manter bons hábitos para se afastar dos fatores de risco e estar com o check-up em dia.
“Caso o paciente já tenha sido diagnosticado com esta doença, o tratamento medicamentoso aliado a boas práticas é essencial para manter a saúde do hipertenso, como fazer uma alimentação balanceada, praticar exercícios, controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo, ter boas noites de sono – de 6 a 8 horas – e evitar o consumo excessivo de álcool”, finaliza.
Entenda se a viúva de Cid Moreira poderá mexer no dinheiro do marido após batalha judicial
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!