Morreu nesta quinta-feira, 3, aos 97 anos, o jornalista, apresentador e locutor Cid Moreira. O veterano estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde vinha tratando uma pneumonia e morreu de falência múltipla de órgãos.
+Comemorou seu aniversário e participou de programa de TV: os últimos dias de Cid Moreira
Cid Moreira também enfrentava dificuldades no funcionamento dos rins desde 2022 e, por esse motivo, recorria a sessões de diálise e se mudou para as proximidades do hospital. O tratamento passou a ser realizado em sua casa, com a ajuda de uma equipe médica.
Em entrevista ao programa “Encontro”, da Globo, na manhã de hoje, Fátima Sampaio, esposa de Cid, revelou alguns dos pedidos dele sobre os rituais pós-morte. “Ele falou para mim que quer ser enterrado em Taubaté, perto da primeira esposa, da filha que faleceu e do neto que também faleceu”, contou a viúva.
No programa, Fátima ainda mencionou que pensa em fazer uma despedida em Petrópolis (RJ) antes, onde o casal morava. “Eu estou um pouco grogue e vou precisar de ajuda”, confessou.
Carreira
Conhecido como um dos mais famosos e queridos jornalistas do Brasil, Cid Moreira iniciou sua carreira como locutor em Taubaté, sua cidade natal. Em 1949, mudou-se para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes. Pouco tempo depois, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga e se mudou para o Rio de Janeiro em 1951.
O apresentador capitaneou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes, por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal da Rede Globo, em setembro de 1969. O programa foi o primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil.
Um dos pioneiros do jornalismo televisivo no Brasil, Moreira sempre se recordava de que, em uma época de ouro do rádio, ninguém acreditava muito no futuro da TV. Mesmo assim, o jornalista passou a apresentar comerciais ao vivo na TV Rio e, em 1963, tornou-se locutor de noticiários na emissora no “Jornal da Vanguarda”. No currículo do apresentador e locutor consta toda a trajetória do programa por quatro emissoras: Tupi, Globo, Excelsior e Continental.
Jenny Miranda pode pedir guarda do neto na justiça? Advogado explica o que pode ser feito
Acompanhe os boletins informativos do Glow News com apresentação de Matheus Baldi ao longo do dia e saiba tudo que acontece no mundo dos famosos!