Após semanas de negociações, a cantora Shakira finalmente concordou com as acusações de fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014 à Receita Espanhola, segundo notícia do El Pais. Inicialmente, a cantora alegou que era “nômade” e viajava por todo o mundo com seus shows e que as visitas esporádicas a Barcelona eram para visitar o então marido e jogador do Barcelona, Gerard Piqué.

Ao concordar com as acusações e o pagamento da taxa fraudada (e já devolvida), a cantora teve a pena de prisão reduzida de oito anos e dois meses para três anos e o pagamento de multa de 7,3 milhões de euros. O acordo também previa a substituição da pena de prisão pelo pagamento de outra multa de 432 mil euros.

O juiz José Manuel del Amo leu a sentença definitiva, sem possibilidade de recurso. Além disso, não haverá mais sessões do julgamento, que seguiriam com o depoimento de até 117 testemunhas, revelando o dia a dia de Shakira em família, durante os anos de relacionamento com o ex-zagueiro do Barça. A cantora enviou um comunicado através de sua equipe ao aceitar o acordo, evitando mais uma exposição de sua intimidade e minimizando o risco de prisão: “Tenho que escolher minhas batalhas e o mais importante agora é fazer de tudo para que meus filhos vivam uma vida plena e foquem no que é realmente importante: vê-los crescer e conviver com eles, sem submetê-los à angústia de ver sua mãe em um julgamento criminal com o desgaste que isso acarreta”.

Com a sentença, a cantora poderá retornar imediatamente a Miami com os filhos. 

Com informações do El País.