Na tentativa de salvar os animais aquáticos de grande porte, o defensor das baleias Paul Watson, de 73 anos, acabou sendo preso na Groenlândia por ordem do Japão. Para tentar ajudar o ativista, famosos como Angélica, Xuxa, Andréia Horta, Vladimir Brichta, Bella Campos, Cristiana Oliveira, Junno Andrade, Antônio Pitanga, Débora Lamm, Fábio Porchat e Renato Góes se uniram em uma corrente do bem para pedir a liberdade de Paul Watson.
+‘Pode afetar sua reputação’, afirma especialista após Gusttavo Lima pedir votos para Pablo Marçal
“O Capitão Paul Watson está preso. Um homem que dedicou mais de 50 anos a proteger as baleias ao redor do mundo. A estimativa é o que trabalho dele tenha salvado a vida de mais de 6.500 baleias. Acontece que neste ano, o Japão botou no mar, o maior baleeiro que já foi construído e inclusive já avisou que eles vão se dar o direito de matar mais de 200 baleias de diversas espécies. Por isso que Paul Watson estava indo protestar e acabou preso na Dinamarca, a pedido do Japão”, dizem os artistas fazendo apelo em vídeo.
“Uma das prisões mais remotas do mundo e agora o Capitão Paulo Watson corre o risco de ser extraditado e condenado a 15 anos de prisão. Mas a luta pelo meio ambiente é uma luta de todos, o Governo da Dinamarca pode dar um grande passo em direção ao futuro, libertando Paul Watson na próxima quarta-feira. Você pode mudar essa situação protestando! Poste, mande mensagem para as embaixadas e converse com os amigos. A gente tem que se indignar”, finalizam o pedido.
Já o perfil da Sea Shepherd, organização internacional sem fins lucrativos de conservação da vida marinha, escreveu: “Liberdade ao protetor de baleias, Paul Watson! Dinamarca, faça o certo pelo meio ambiente. Estamos contando com vocês! A luta pela biodiversidade é de todos. Liberte o maior defensor de baleias do mundo”.
Além disto, pedem que os seguidores enviem e-mails para o Ministério da Justiça da Dinamarca e assinem uma petição, a favor da soltura do diretor da fundação Greenpeace.
“E a Amazônia?”
Após o vídeo dos famosos com o pedido de liberdade do defensor das baleias Paul Watson viralizar nas redes sociais, alguns internautas detonaram as personalidades que, segundo os usuários, esqueceram da Amazônia que vem enfrentando queimadas em vários estados do Brasil.
“Eles esqueceram da Amazônia?”, “Esse famosos não falam da situação crítica da Amazônia?”, “A Amazônia está pedindo socorro e vocês não falam nada”, foram alguns dos comentários na internet.
Vale lembrar que na semana passada, Anitta utilizou suas redes sociais para se posicionar sobre o problema das queimadas que vem ocorrendo a Amazônia. Além de reiterar que as ações humanas, por interesses pessoais, são as causas de boa parte das queimadas, a cantora questionou a população sobre a cobrança de posicionamento artistas e não aos políticos do país.
“Se todo ano a gente tem o mesmo problema, significa que ninguém ainda parou pra tomar uma medida que realmente funcione”, afirmou Anitta, que ainda defendeu punições rigorosas para os crimes ambientais e prevenção contra as queimadas naturais. “Para o fogo criminoso devia haver punição, para o fogo natural a prevenção. A natureza não vai resistir mais muito tempo e vai todo mundo pagar esse preço junto”.
Ela também incentivou a conscientização e ação dos eleitores, sobretudo com a aproximação das eleições municipais, ressaltando a importância de escolher políticos comprometidos com a preservação do meio ambiente. “A gente vota e a gente pode dar voz à natureza cobrando essas pessoas por medidas efetivas”, disse.
A famosa concluiu o discurso fazendo um apelo para que todos façam sua parte na preservação ambiental. “A Terra é uma só e todos nós estamos dentro dela. Aquele que atirou fogo também vai respirar a fumaça. A gente precisa de respostas e soluções.”
Assista ao vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Daniel Cady, marido de Ivete Sangalo tem registro profissional suspenso; saiba o motivo