Silvio Santos sempre foi um exemplo de determinação como comunicador, mas na vida pessoal sua garra também sempre chamou atenção. Seu prazer em viver chamava a atenção de quem estava por perto. Maior nome da história da TV brasileira, o artista não raramente foi vítima de notícias falsas sobre doenças e até morte. A verdade é que Silvio levava tudo com muito bom humor.

Em 2003, o apresentador pregou uma peça na repórter Ana Carolina Soares, da revista “Contigo”, que ligou para perguntar sobre o rumor da sua aposentadoria. Silvio Santos chocou a jornalista ao afirmar que iria vender o SBT para a Televisa e para o Boni por R$ 1 bilhão e que sofria de uma doença terminal, tendo no máximo mais seis anos de vida. Sem acreditar, ela perguntou diversas vezes a informação para o apresentador, que confirmava todas. “Vou me aposentar e morrer”, respondia ele. Após o diretor editorial do Grupo Abril intervir e o questionar sobre a notícia, a matéria chegou a ser publicada, mas informando que as pessoas próximas ao Silvio não haviam confirmado a doença. Logo depois, o dono do SBT também negou e disse que havia falado em tom de brincadeira.

Porém, outros rumores sobre o estado de saúde dele vez ou outra ganhavam destaque na mídia. Em 2016, o jornal “O Popular” chegou a noticiar que Silvio Santos teria sido diagnosticado com um tumor na testa e escolheu tratar do câncer em Orlando, nos Estados Unidos, onde possui uma casa. A informação nunca foi confirmada pela família ou pelo comunicador.

Anos depois, por conta da pandemia do Covid-19, na época com 90 anos, Silvio Santos precisou se afastar das gravações de seu programa de TV. Porém, ao voltar aos estúdios em julho de 2021, mesmo tendo recebido duas doses da vacina da doença, o apresentador precisou se afastar novamente, por ter contraído o vírus da covid.  Na época, muitos fãs demonstravam temor com a internação de Silvio.

No ano seguinte, ele voltou a circular pelos corredores do SBT para algumas eventuais participações. O comunicador retornou à televisão em abril, depois de sete meses afastado, porém, em seguida, acabou desistindo de voltar à rotina normal de trabalho. Conforme nota da própria emissora, o apresentador estava neste período com a esposa, filhos e toda a família curtindo a cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Quando foi questionado em entrevista pelo jornalista Roger Turchetti, o apresentador respondeu sobre seu tempo fora do ar: “Não, não… Eu estava era com preguiça mesmo, estava com preguiça de gravar”, disse ele.

Segundo o colunista Lucas Pasin do UOL, Silvio já não queria ter o compromisso de gravar semanalmente o “Programa do Silvio Santos”, do SBT, e que participaria quando estivesse com vontade e se sentindo bem para isso, passando o comando oficialmente do programa dominical da emissora para a sua filha, Patrícia Abravanel

Silvio era zeloso com sua saúde, gostava de caminhar, era obediente às orientações médicas e tinha uma rotina de realizar exames com frequência.

No dia 16 de julho deste ano, Silvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por apresentar um quadro de H1N1, um subtipo da influenza A. A assessoria do SBT só confirmou a informação do diagnóstico da internação após a grande repercussão do assunto. Na nota, eles informaram que o apresentador estava bem e sendo medicado. Seis dias depois, ele teve alta médica e voltou para a casa. Porém, no dia 1 de agosto, o comunicador voltou a ser internado, permanecendo na unidade médica sob observação.

De acordo com nota oficial emitida pelo hospital, a morte de Silvio Santos, foi constatada na madrugada deste sábado, 17, decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1. Foram 93 anos muito bem vividos, com muito amor à vida e um legado eterno.

 

Davi é acusado de atrapalhar estratégia de novo programa da Record e revelação vem à tona