O Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira, 28, e foi muito comentado nos últimos meses, tanto pela participação de Isabelle Nogueira no BBB24 quanto pela trágica morte de Djidja Cardoso, ambas figuras importantes no Boi Garantido: Isabelle é a atual Cunhã-Poranga, enquanto Djidja é ex-Sinhazinha, posto que foi ocupado pela paraense Valentina Coimbra em 2020.
+Celine Dion relembra último desejo do marido em documentário
+MC Daniel coloca prótese de ouro nos dentes; relembre outros famosos que já aderiram à moda
Valentina recebeu a sombrinha tradicional da Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido das mãos da própria Djidja Cardoso. Com a notícia da morte da dançarina, aos 32 anos, Valentina postou uma foto das duas juntas, do dia em que ganhou o posto da antecessora. “Receber essa notícia não foi nada fácil. Que Deus te receba, minha eterna sinhazinha! Obrigada por sempre ser uma grande apoiadora e um ser humano maravilhoso. Nunca esqueceremos de você”, escreveu.
Valentina tem 22 anos, trabalha como modelo e é natural de Santarém, cidade do interior do Pará. Antes de ser Sinhazinha, ela já era Rainha do Çairé, do Boto Tucuxi, em outra festa tradicional da região. Além disso, ela também já foi rainha do carnaval de Santarém e eleita a miss empresarial de Santarém em 2019.
Estudante e com ampla experiência em balé clássico, jazz e dança contemporânea, que pratica desde os 5 anos de idade, ela foi escolhida pela própria direção do Boi Garantido, que havia desligado Djidja porque queria renovação.
A escolha parece ter agradado, pois além de Valentina ocupar o posto até hoje, ela recebeu inúmeros elogios no site do Boi Garantido: “Leveza no bailar, ela flutua com sua dança angelical e delicada. A sinhazinha do doce sorriso, fascina com sua beleza e alegria ao evoluir com o boi mais campeão do festival”, diz um comentário.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
O que faz a Sinhazinha?
A Sinhazinha da Fazenda é a filha do Amo, dono da fazenda. Assim como a Cunhã-Poranga de Isabelle, a figura é um dos itens de destaque da apresentação dos bois. A performance da Sinhazinha deve ter desenvoltura, simplicidade e alegria. Ela também é a responsável por saudar o boi e o público com simpatia e carisma, por meio de seu bailado.
Por ser obrigatória no Festival de Parintins, ela conta pontos para ambos os lados, Caprichoso e Garantido, sendo avaliada por questões cênicas e coreografias. Além disso, o vestido usado pela Sinhazinha pode representar um personagem ou uma ideia.
A sinhazinha é a herdeira da fazenda em que se se desenvolve o Auto do Boi. Para satisfazer o desejo da Mãe Catirina (que quer comer a língua do boi mais vistoso), Pai Francisco mata o animal (que depois é ressuscitado pelo pajé, a pedidos do pai da sinhazinha). O festival tem forte influência indígena e acontece todos os anos no Bumbódromo.
Comediante se pronuncia após fãs de Davi Brito derrubarem seu perfil- e cobra atitude do ex-brother