Em maio, o estudante Fernando Leão expôs que viveu um relacionamento com o padre Samuel Carvalho Detomi, da Paróquia de São Sebastião do Macuco de Minas, distrito de Itumirim, interior de Minas Gerais. Em reportagem do Domingo Espetacular (Record), o universitário deu detalhes sobre o envolvimento dos dois.
Samuel e Fernando se conheceram em janeiro de 2023 por um aplicativo de relacionamento. O primeiro encontro do casal foi em Maceió (AL), cidade natal do estudante. Na ocasião, Samuel se apresentou como psicólogo, mas logo depois, ao navegar pelas redes sociais do suposto “psicólogo”, Fernando descobriu que ele, na verdade, era um sacerdote.
Mensagens trocadas entre os dois mostram que Samuel convidou Fernando para morar com ele no interior de Minas Gerais. “Ele me perguntou se eu aceitaria namorar com ele sabendo das condições dele. A gente planejou a minha ida pra Lavras [interior de Minas Gerais] e ele até então comprou minha passagem.”, declarou para a reportagem.
Os dois foram morar juntos na casa paroquial, mas o relacionamento era sigiloso e discreto. “Eu ficava no quarto de hóspede pra não ficar tão aparente que eu era alguma coisa dele. Ele citava que eu era seminarista, que eu participei do seminário junto com ele.”, contou o estudante.
Samuel também pedia que Fernando aceitasse outras pessoas no relacionamento. O universitário afirma que o padre convidava amigos homens para beber e jogar baralho, para atrair mais parceiros sexuais. A cada rodada, os derrotados no jogo precisavam tirar uma peça de roupa, até que ficassem completamente nus. “Depois que não tem mais nenhuma peça de roupa, vamos pra parte de punição ou prenda, que pode levar a um beijo.”, disse.
O casal chegou a se mudar da casa paroquial para um apartamento e até adotaram um cachorro, enquanto Samuel continuava cumprindo suas funções na Igreja.
A relação terminou em fevereiro de 2024, um ano após o início do namoro. Segundo Fernando, o motivo foi a mudança de comportamento do padre. “Ele ficou muito agressivo ao ponto de tentar tomar o celular dele da minha mão pra que eu não escutasse um áudio que pudesse comprometer ele em alguma situação. E terminou machucando meu rosto. E aí eu comecei a chorar, minha vontade era só de ir embora”, contou.
Fernando deu queixa na polícia das agressões, voltou para Alagoas e expôs o caso nas redes sociais. O escândalo chegou na diocese de São João Del Rei, a qual o padre Samuel responde. No mês passado, o bispo da Igreja Católica, José Eudes Campos do Nascimento, afastou o sacerdote de todas as suas funções por tempo indeterminado.
O padre Samuel pediu à Justiça que o perfil de Fernando fosse retirado das redes sociais, sob alegação de que a exposição do caso foi constrangedora para sua família, amigos e igreja. Mas Fernando permaneceu com seus perfis nas redes.
Depois do caso se tornar público, padre Samuel ainda conversou com o ex por mensagens de celular, pedindo para que ele parasse com a exposição e dizendo que não exerce mais sua função de padre.
Longe da igreja, ele voltou a morar com a família. Samuel foi procurado pela reportagem do Domingo Espetacular, mas sua mãe informou que ele prefere não se manifestar neste momento.
Sabe-se que Samuel registrou um boletim de ocorrência contra Fernando, dizendo que está sendo extorquido pelo ex. A Polícia Civil de Minas Gerais está apurando o caso. Mas na entrevista, o universitário afirma que até o momento não pediu dinheiro para o sacerdote.
Com o fim do relacionamento, Fernando quer que a Justiça reconheça que ele e Samuel tiveram uma união estável e que o estudante passe a receber pensão alimentícia até que possa se reestruturar financeiramente, já que o rapaz deixou seu lar em Maceió para viver com o padre.
Matheus Baldi comenta a entrevista polêmica da responsável pela mort3 de homem por peeling de fenol