Em sua segunda participação na CASACOR São Paulo, o arquiteto José Navarro, da Navarro Arquitetura, assina o espaço “Reflexos Banco BRB”. A 37ª edição da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo acontece de 21 de maio a 28 de julho, no icônico Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Este ano, Navarro se une ao Banco BRB para criar um ambiente que convida os visitantes a uma profunda reflexão sobre o tempo e suas memórias afetivas, alinhado ao tema do evento “De presente, o agora”.
O espaço, com 170m², apresenta materiais reflexivos, meticulosamente posicionados, que convidam à reflexão sobre o uso do tempo. Inspirado também no automobilismo, na velocidade e nos reflexos de um carro em movimento, o projeto integra itens que sugerem uma estética futurística, em equilíbrio com materiais naturais como madeira, rocha, tecidos e tramas de algodão, evocando conforto. A paleta de cores neutras, aliada à iluminação natural, confere uma atmosfera acolhedora e minimalista.
O percurso pelo espaço não permite um trajeto direto, enfatizando a necessidade de vivenciar e refletir sobre cada passo. Logo no início o visitante passa por um piso mais escuro com um jardim zen, onde os seixos simbolizam a fluidez dos rios, capturando a essência da natureza de maneira abstrata.
Acima desse cenário, a escultura “Minha Moeda (Vazada)” de Luca Benitez, feita especialmente para o ambiente, flutua, homenageando o patrocinador do espaço criando uma imersão na temporalidade. Um espelho no teto, propositalmente distorcido, estimula a reflexão sobre como percebemos o todo e o tempo de maneira não-linear e fragmentada. O local é circundado por um grande banco inspirado em uma pista de corrida, com intervenções de espelhos e cascas de árvores. Aqui, o visitante é convidado a observar e contemplar.
Chegando no living, o local que se assemelha a um palco teatral tem como protagonistas as peças exclusivas desenhadas pelo escritório, que revelam a autenticidade presente em cada detalhe, como o sofá, o banco e as mesas de centro, feitos especialmente para a mostra. A poltrona “Do Lixo ao Luxo”, também desenhada por Navarro, merece uma menção à parte, pois foi desenvolvida a partir de um protótipo que estava sendo descartado da fábrica.
Temos ainda uma espécie de espaço de descompressão, que é um convite à contemplação da obra Futuro Ancestral, de Denilson Baniwa – destaque da La Biennale di Venezia deste ano, conectando passado e presente com ruídos de uma floresta gravados especialmente para completar o cenário. Realizado em parceria com a CASACOR, o ambiente é envolto por fórmica dourada, simbolizando as riquezas da vida – experiências e tempo, mais do que dinheiro.
Para completar, o revestimento da Formica, no padrão Bronze Formiwall, foi aplicado em algumas paredes, proporcionando um efeito de aço escovado e metalizado. Além disso, o forro do ambiente, também da Formica, no padrão Carvalho Real, garante o aconchego, equilibrando a estética metálica da parede. Para o piso, o profissional apostou na textura da madeira dos pisos Cumaru e Mandacaru, da Akafloor, para compor todo o projeto. Vale ressaltar a vista privilegiada da janela para a Avenida Paulista, onde apenas uma pequena parte está coberta pela cortina, destacando a paisagem.
“Quero que as pessoas reflitam não apenas sobre o espaço ao seu redor, mas também sobre o mundo que as cerca e a relação que elas têm com o tempo. Em meio a uma atmosfera que combina elementos de arte, tempo e velocidade, o espaço se torna um portal para a introspecção e a contemplação, oferecendo uma experiência que vai além do visual e do estético”, finaliza o profissional.
Chance de reaproximação de Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa divide opiniões na internet
Assista ao Glow News Meio-Dia, de segunda a sexta, ao vivo, aqui, no site e no YouTube