Maya Massafera teve um mal-estar psíquico durante o processo de emagrecimento. Ela foi apresentada na última semana após a transição de gênero. Segundo informações do portal LeoDias, ela passou por um processo de disforia de gênero, que é a mudança repentina e transitória do estado de ânimo, mesclando sentimentos como angústia, tristeza e pessimismo.
A influenciadora perdeu 30kg durante o processo de redesignação sexual. Maya ainda tomou hormônios femininos, com uma restrição alimentar rígida, para perder músculos que nutria quando ainda se identificava como Matheus Mazzafera. “Foram 7 meses de uma dieta forte. Nos primeiros meses ela mal saia da cama. Teve muita disforia e os hormônios eram fortes”, contou uma amiga dela para o portal Leo Dias.
A produtora de moda passou por um processo de feminilização facial, uma cirurgia plástica que suaviza traços anteriormente masculinos, trazendo um novo rosto por meio de raspagens nos ossos da face. Além disso, ainda colocou silicone nos seios e fez um procedimento cirúrgico para feminilização da voz.
Depois de rumores sobre cirurgias de redesignação sexual na Tailândia, a confirmação da mudança de gênero veio à tona em abril, através do jornalista Felipeh Campos, quando o nome social de Maya foi revelado. Ele ainda afirmou que os documentos dela já haviam sido alterados na época. Já usando pronome feminino, a influenciadora contou que perdeu a visão, depois de especulações de que teria ficado cega circularem pelas redes sociais. Além disso, ela também teve intercorrência na fala.
“Fiquem tranquilos que eu já estou bem! Eu não estou cega como estão falando. Em uma cirurgia que fiz em Curitiba, por erro médico ou da equipe, eu tive, sim, perda de visão. Porém, eu fui no mesmo dia para outro hospital. Já estou quase enxergando normal”, afirmou. Felipeh ainda revelou que a ideia de Maya é a de revelar os detalhes da transformação num documentário e que, inclusive, a produção já estaria sendo oferecida para algumas emissoras de televisão.
Davi faz pedido de mais 350 mil em doações, anuncia volta para o Rio Grande do Sul e web questiona