Juliette, Davi Brito (Reprodução/Globo)

Juliette, Davi Brito (Reprodução/Globo)

Televisão

‘Efeito Juliette’: Jornalista explica polêmica da falta de oportunidades e dificuldades financeiras dos participantes do BBB24; entenda

Globo teria proibido os ex-BBBs de fazerem parcerias e publicidade sem permissão

A polêmica da falta de oportunidades para os ex-participantes do BBB24 (Globo) rendeu assunto na web, com a manifestação de vários ex-brothers e ex-sisters sobre o assunto. Apesar do programa ter sido um sucesso de audiência e engajamento, o pós-reality não tem sido fácil para a maioria.

De acordo com o jornalista Lucas Pasin, do UOL, tudo isso tem um nome e chama-se “Efeito Juliette”. Segundo o colunista, a campeã do BBB21 teria ocasionado uma mudança no modelo de contrato dos participantes do reality e de outros talentos da Globo. Isto porque, segundo fontes, Juliette teria deixado o programa com 15 contratos publicitários milionários, nenhum deles envolvendo alguma participação para a emissora.

Por conta disso, a Globo reforçou a VIU Hub, agenda que cuida dos contratos publicitários dos talentos do grupo, incluindo os ex-BBBs. Ao assinar para participar do reality, eles também assinaram exclusividade com a agência até julho deste ano, podendo estender em alguns casos.

O problema é que o trabalho da agência não tem agradado muito, segundo o jornalista, virando até pauta nos bastidores e grupos de Whatsapp. Os “novos famosos” não podem fechar trabalhos por conta própria, mas também não recebem trabalhos da agência.

Pasin relatou que as marcas entram em contato com os ex-participantes e são direcionadas a falar com a própria Globo, mas reclamam que são ignorados pela agência, deixando todos os lados bem insatisfeitos. Segundo levantamento do jornalista, apenas Beatriz e Fernanda tiveram trabalhos publicitários já realizados com a agência da Globo.

Um exemplo disso é o grande campeão da edição, Davi Brito. Com seus mais de 10 milhões de seguidores, o baiano representaria uma grande visibilidade para as marcas, mas não consegue fechar trabalhos. O jornalista ainda afirma que Davi não recebeu nada pela gravação de seu documentário, uma vez que isso já estava previsto em contrato.

Para completar, depois de julho o contrato pode ser estendido e a Globo já vem sinalizando quais ex-participantes podem receber a proposta de renovação contratual. Porém, os ex-brothers e ex-sisters estão divididos, pois se aceitarem a renovação — pensando em uma oportunidade em uma novela, por exemplo — terão que seguir com as regras publicitárias impostas pela emissora e receberão apenas um salário inicial (por volta de R$ 4.000). Por outro lado, se recusarem a renovação, ficam com medo de terem as portas da emissora fechadas futuramente.

Essa mesma reclamação já houve entre os apresentadores da casa. Segundo a coluna, a Globo teria testado a agência com alguns nomes do entretenimento, mas a falta de possibilidades gerou uma grande reclamação interna e os profissionais já teriam migrado para outras agências.

Ex-BBBs desabafam nas redes sociais sobre falta de oportunidades (Reprodução)

Ex-BBBs desabafam nas redes sociais sobre falta de oportunidades (Reprodução)

 

Ex-BBBs desabafam nas redes sociais sobre falta de oportunidades (Reprodução)

Ex-BBBs desabafam nas redes sociais sobre falta de oportunidades (Reprodução)

 

Matheus Baldi opina sobre as grandes responsabilidades que surgem para os campeões de reality show

Assista ao Glow News Meio-Dia, de segunda a sexta, ao vivo, aqui, no site e no YouTube.