João Emanuel Carneiro alcançou o ápice de sua carreira com ‘Avenida Brasil’, em 2012. O autor estará de volta ao horário nobre da TV Globo com a novela ‘Mania de Você’, que deve ter sua estreia nas telas no início de setembro, depois do remake de ‘Renascer’.
O escritor falou sobre a trama nova, em entrevista à coluna Play, do site do jornal O Globo, a respeito das dificuldades em escrever para o horário nobre da emissora com relação à duração dos folhetins. “Um inferno. Tem dia que você acha que vai dar certo, tem dia que acorda em crise. É um julgamento diário por seis meses. Pouca gente consegue sair inteira. É um teste violento”, disse João Emanuel Carneiro.
Ele continuou falando sobre a construção da trama, que pode ser modificada ao longo da exibição. “Você aprende muito a apanhar, né? Todos os dias. E você pode ver dez críticas positivas, mas, quando tem uma negativa, só se lembra da negativa. Quando surge uma crítica ruim, tem sempre alguém para ligar e dizer: ‘Que injustiça aquilo. Você viu?’”, declarou.
O autor aponta que a urgência por resultados pode afetar a originalidade das produções e cita o exemplo do que ocorreu em ‘A Favorita’, para destacar que dificilmente isso se repetiria hoje. “Por 80 capítulos, não saber quem está dizendo a verdade, se a vilã ou a heroína, é tão radical. Dificilmente alguma TV do mundo faria. Elas ficaram mais preocupadas com pesquisa e resultados desde o começo. Assim, arriscam menos, são menos ousadas nesse sentido”.
Sobre os remakes que estão invadindo as telinhas com regravações de clássicos como ‘Pantanal’ e ‘Renascer’, além da novela que vai vir em sequência de ‘Mania de Você’, que será um remake de ‘Vale Tudo’, João Emanuel Carneiro abriu o jogo sobre a possibilidade de fazer um remake: “Acho interessante. Mas de uma novela minha mesmo. Dos outros, não. Já pensei muito nisso. ‘Da cor do pecado’, ‘Cobras & Lagartos’, ‘A Favorita’, ‘Avenida Brasil’… Daria para fazer um spin-off também”.
Web reage às provas de Tamires Assis contra Davi Brito em processo de ameaça