Na tarde de quarta-feira, 17, muita gente foi pega de surpresa com a notícia que o apresentador Silvio Santos, de 93 anos, que está afastado da TV desde setembro de 2022, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a noite de terça-feira, 16, para tratar H1N1, doença causada por uma mutação do vírus da gripe.
+Médico diz se Silvio Santos corre risco após ser internado com H1N1; SBT nega enfermidade
Segundo o jornal Folha de São Paulo, Silvio Santos fez uma série de exames e não tem previsão de alta médica.
O que se sabe sobre o estado de saúde de Silvio Santos? O Glow News faz um resumo e te conta tudo!
O silêncio do SBT
Ao jornal Extra, a informação foi negada pela assessoria do SBT. “Não procede a informação da internação do Silvio. Ele está bem”, afirmou a equipe da emissora do dono do baú.
Já de acordo com o site Notícias da TV, os burburinhos em torno do dono do emissora se restringiram apenas aos corredores do SBT. Isso porque a direção proibiu que os programas comentassem qualquer coisa relacionada ao assunto, principalmente o “Fofocalizando” e o “Tá na Hora”.
Ainda segundo o veículo, uma exceção foi aberta para o “SBT Brasil”, que recebeu permissão para falar sobre Silvio Santos, mas de forma sucinta.
SBT se pronuncia
Na manhã desta quinta-feira, 18, durante o programa “Chega Mais”, o SBT confirmou que Silvio Santos está internado com H1N1 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após ter inicialmente negado a informação, a emissora decidiu confirmar o estado de saúde do apresentador
Quem deu a notícia foi a apresentadora Michelle Bastos, que afirmou que ele está sendo medicado e que a família agradeceu o carinho que todos estão tendo com a situação.
Familiares
Ao Metrópoles, pessoas próximas a Silvio Santos disseram que a família tem tranquilizado os amigos sobre o estado de saúde e relataram que ele está no quarto e passa bem.
Silvio Santos corre risco?
A nossa reportagem também procurou o Dr. Diego Rocha Moreira, médico cirurgião do Hospital Albert Sabin, que disse se Silvio Santos corre risco após ser internado com H1N e por ter 93 anos de idade.
O risco do paciente evoluir para uma insuficiência respiratória é muito grande, porque esse pulmão pode ficar muito debilitado, ele pode não conseguir fazer as trocas gasosas de forma adequada e ainda estamos falando de um paciente de 93 anos, a gente sempre tem muito cuidado nos extremos de idade, seja nas crianças ou nos idosos. Por mais que possa ser um paciente forte e bem saudável, é um pulmão idoso e está sujeito aos riscos de uma infecção que pode ser potencialmente grave e potencialmente fatal, quanto mais nesta idade.
Então, ele (Silvio Santos) pode evoluir sim com essas complicações respiratórias, até uma infecção bacteriana que pode evoluir para uma insuficiência respiratória e que pode causar nele uma necessidade de intubação, ele ficar intubado na UTI, uma pneumonia bacteriana complicada e, ele pode evoluir também até para choque séptico, fazer uma sepse de uma forma grave e, se tratando de um paciente idoso, pode evoluir como infecção generalizada, um choque séptico e, infelizmente, o paciente não resistir a essa doença.
Tratamento
A infecção por H1N1 tem que ser tratada de forma bem imediata e infelizmente se tratando de uma infecção viral, não tem o tratamento muito bem estabelecido, ele é mais focado nos cuidados, manter uma uma higiene ventilatória boa, uma troca gasosa boa com a fisioterapia pulmonar para impedir que esse paciente evolua com a infecção bacteriana, onde, realmente, as chances de um evento adverso pior é muito maior.
Ressaltamos que o Glow News entrou em contato com a assessoria de imprensa do SBT, mas até o momento não recebemos retorno. Atualizaremos a nota caso tenhamos novas informações.
Davi Brito vira chacota após mentir sobre doença nas redes sociais e “dar um perdido” na namorada