Renata Varandas e Lula (Foto: Reprodução/Instagram e Ricardo Stuckert/PR)

Renata Varandas e Lula (Foto: Reprodução/Instagram e Ricardo Stuckert/PR)

Glow News

Apresentadora é demitida da Record após vazamento de áudio de Lula

Jornalista foi demitida após supostamente ter vazado trechos de uma entrevista realizada com o presidente

Renata Varandas foi demitida pela Record nesta quarta-feira, 17, após supostamente ter vazado para uma agência de análise financeira trechos fora de contexto de uma entrevista que realizou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+Em meio à polêmica com Lívia Andrade, especialista em comportamento analisa pedido de desculpas de Patricia Abravanel para Eliana

O presidente teria dito que não estava “convencido” de que deveria cortar gastos públicos e que a meta fiscal estipulada não precisava ser cumprida obrigatoriamente, o que é sempre uma má notícia no atual momento para o mercado. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a decisão da jornalista da Record em divulgar a entrevista fora de contexto acabou bagunçando o mercado financeiro, causando um salto na cotação do dólar. De acordo com o jornal, os especialistas na área apontaram que a fala do presidente Lula teria causado ruídos e incertezas fiscais, havendo um recuo da moeda e fazendo com que ela fechasse em baixa.

De acordo com as informações divulgadas pelo site TV POP e tiradas do banco de dados da Polícia Federal, a jornalista é sócia-administradora da empresa Capital Advice, ao lado de outras duas jornalistas, Mariana Londres e Flávia Mesquita. O CNPJ da instituição teria sido aberto em dezembro de 2020. Após o escândalo do vazamento da entrevista, a Record se pronunciou.

“A Record esclarece que soube da ligação da repórter Renata Varandas com a Capital Advice somente após a divulgação do release pela agência. A emissora deixa claro que condena qualquer vazamento de informações, principalmente com recorte parcial do que é apurado em entrevistas feitas por nossas equipes. Medidas cabíveis serão tomadas com a apuração dos fatos”, declarou.

A entrevista completa foi transmitida pela Record na noite da última terça-feira, 16, e o canal só começou a divulgar a conversa que teve com o político pouco antes das 14h. Entretanto, de acordo com as investigações, por volta das 13h um pedaço da entrevista exclusiva do telejornal já circulava em um texto da corretora BGC, que é contratante da Capital Advice, empresa da qual a repórter é sócia.

Davi Brito vira chacota após mentir sobre doença nas redes sociais e “dar um perdido” na namorada