Eliana, Marcos Mion, Patrícia Abravanel (Reprodução/Divulgação)

Eliana, Marcos Mion, Patrícia Abravanel (Reprodução/Divulgação)

Famosos

EXCLUSIVO: Eliana “vira” Patrícia Abravanel na Globo. O que aconteceu para Marcos Mion perder relevância no canal? Saiba tudo!

Nova grade de programação da emissora carioca levanta rumores e gera apreensão nos bastidores

Marcos Mion foi contratado em setembro de 2021 com ressalvas. Sua vinda para a Globo dividia opiniões entre o alto escalão da emissora. Na época, a melhor forma de resolver a questão foi um acerto temporário até o fim daquele ano. Afinal, alguém precisava substituir Luciano Huck que havia sido transferido para os domingos.

Mion foi sagaz. O apresentador conseguiu fazer um grande barulho em suas redes sociais a partir da sua contratação. Acessar os Estúdios Globo com o seu famoso crachá virou assunto na web e até em programas de TV que abordam a cobertura do mundo das celebridades.

Os primeiros meses de Mion foram empolgantes. Ele passou a se movimentar para ter prestígio comercial, afinal, sabia que seria importante. Conseguiu atrair algumas marcas e ter esse argumento. Sua energia no palco e a vontade de fazer dar certo também ajudaram a garantir um contrato fixo com o canal. Porém, no meio do caminho, algumas questões começaram a surgir.

A instabilidade dos números de audiência acendeu sinal de alerta alguns meses depois, para alguns executivos, a percepção foi que o público fiel de Huck não aprovou Mion. Nas redes sociais, alguns telespectadores passaram a expressar certo incômodo com o jeito “descolado” e “metido a jovem” do comunicador de 45 anos. É como se Mion não tivesse conseguido “amadurecer” com o seu público.

Mas, foram as pesquisas que evidenciaram a necessidade de a emissora agir. O “Caldeirão” passou por ajustes no formato com a entrada de novos quadros e até mudança de cenário. Não adiantou. Então, os chefes decidiram seguir o Plano B – pedido de reforço.

No final do ano passado, fortalecer os sábados com um outro nome já era cogitado. A informação chegou aos ouvidos de Rodrigo Faro, que começou a se movimentar nos bastidores. Em crise na Record, o apresentador sonha em retornar para a platinada para comandar uma atração. Porém, os números de audiência de Eliana no SBT se mostravam muito mais atraentes, sem contar o forte apelo comercial.

Uma pesquisa encomendada pelo canal dos Marinho com o nome da loira foi importantíssima para o avanço das negociações. A excelente aceitação dela entre o público feminino e o alto nível de reconhecimento do seu nome no mercado publicitário se juntaram ao desejo dela sair da emissora de Silvio Santos. Depois de longas conversas e muita negociação, deu certo.

Agora, nos bastidores, não se sabe se Eliana vai apenas tirar o protagonismo de Mion aos sábados e ser mais uma opção interessante para o público e para os anunciantes. Algo similar ao que aconteceu quando Patrícia Abravanel assumiu o Programa Silvio Santos e tirou da ex-Patotinha o título de única mulher a comandar programa de auditório aos domingos. Uma vez que também ventilam a possibilidade da Globo estar testando a loira para, em caso de sucesso, deslocar Mion para outro projeto em outro dia da semana. As apostas são inúmeras por lá…